Oportunidades são em síntese química, processamento de óxidos inorgânicos nanoestruturados, ciência dos materiais e mecânica quântica. Inscrições até 25 de novembro (foto: CDMF)

CDMF tem quatro vagas para pós-doutorado com Bolsa da FAPESP
21 de novembro de 2017

Oportunidades são em síntese química, processamento de óxidos inorgânicos nanoestruturados, ciência dos materiais e mecânica quântica. Inscrições até 25 de novembro

CDMF tem quatro vagas para pós-doutorado com Bolsa da FAPESP

Oportunidades são em síntese química, processamento de óxidos inorgânicos nanoestruturados, ciência dos materiais e mecânica quântica. Inscrições até 25 de novembro

21 de novembro de 2017

Oportunidades são em síntese química, processamento de óxidos inorgânicos nanoestruturados, ciência dos materiais e mecânica quântica. Inscrições até 25 de novembro (foto: CDMF)

 

Agência FAPESP – O Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) abriu quatro vagas de pós-doutorado. O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) da FAPESP. O prazo de inscrições termina no dia 25 de novembro de 2017.

Uma das vagas é na área de síntese e caracterização de materiais para energy harvesting e fotoluminescência. Sua proposta de pesquisa visa ao desenvolvimento de materiais à base de óxidos complexos multifuncionais livres de chumbo para aplicações em dispositivos geradores de energia (piezoelétricos), fotocatalíticos e fotoluminescentes.

O candidato a essa vaga, além de título de doutor em Química, deve ter experiência em: sínteses químicas; técnicas de caracterização, tais como difração de raios X (DRX), espectroscopia Raman, espectroscopia de fotoluminescência, espectroscopia na região do UV-visível, espectroscopia na região do infravermelho, microscopia eletrônica de varredura (MEV) e microscopia eletrônica de transmissão (MET); processamento e caracterização de materiais piezoelétricos; e fotocatálise.

Os interessados devem enviar carta de interesse, currículo vitae, nomes e e-mails de duas pessoas como referência para o e-mail do professor coordenador do projeto, Edson Roberto Leite (edson.leite_group@liec.ufscar.br), com cópia para assessora administrativa Rose Portasio (rose.liec@iq.unesp.br). Mais informações sobre a vaga disponíveis em www.fapesp.br/oportunidades/1794.

Uma segunda vaga é na área de processamento de estruturas híbridas de óxidos inorgânicos nanoestruturados com multifuncionalidade. O bolsista desenvolverá materiais multifuncionais a partir de estruturas híbridas de óxidos inorgânicos nanoestruturados baseados em estruturas livres de chumbo, tais como niobatos e vanadatos, em condições de processamento que indiquem melhor desempenho óptico, elétrico e/ou magnético com potencial para aplicações em energia.

Exige-se para a vaga título de doutor em Química obtido há no máximo sete anos. É desejável experiência na síntese e processamento de óxidos inorgânicos nanoestruturados (semicondutores e cerâmicas) a partir de métodos hidrotérmicos/solvotérmicos, processo sol-gel e spin-coating.

Além disso, o candidato deve ter conhecimento no uso de diferentes técnicas de caracterização de materiais, tais como: difração de raios X (DRX) com aplicação do refinamento de Rietveld, espectroscopia fotoeletrônica de raios X (EFX), espectroscopia de fotoluminescência (FL), espectroscopia de espalhamento Raman, microscopia eletrônica de transmissão (MET) e microscopia de força atômica (MFA).

Os interessados devem enviar carta de interesse, currículo vitae resumido, duas cartas de recomendação para a professora coordenadora do projeto, Maria Aparecida Zaghete (zaghete@iq.unesp.br), com cópia para assessora administrativa Rose Portasio. Mais informações sobre a vaga disponíveis em www.fapesp.br/oportunidades/1795.

Outra oportunidade é para atuar na área de Engenharia e Ciência dos Materiais. O pesquisador desenvolverá catalisadores de massa e suportados; catalisadores estruturados de alta seletividade para a produção de hidrogênio e que apresente baixa deposição de coque sobre o catalisador, com aplicação em reforma a seco do metano.

Além do título de doutor em Química, é importante que o candidato tenha experiência em: reações de combustão e CLR (recirculação química) usando perovisquitas como transportadores de oxigênio; síntese de óxidos estruturados através da reação de combustão assistida por microondas (preferível); e técnicas de caracterização tais como difração de raios X (XRD), microscopia eletrônica de varredura (SEM), TPR / TPO e BIS, análise térmica TG e fluorescência de raios X e cromatografia em fase gasosa (GC).

Inscrições com o professor coordenador do projeto, Elson Longo (elson.liec@gmail.com), com cópia para assessora administrativa Rose Portasio, mandando em anexo carta de apresentação, currículo vitae resumido, nomes e e-mails de duas pessoas como referência. Mais informações sobre a vaga disponíveis em www.fapesp.br/oportunidades/1797.

A quarta vaga é para atuar na área de mecânica quântica aplicada a semicondutores cerâmicos. A pesquisa trabalhará com a geração de novos conjuntos de bases gaussianas não relativistas para a série de átomos de lantanídeos a serem implementados no programa CRYSTAL09.

Entre as exigências da vaga estão: título de doutor em Química; conhecimento na construção de conjunto de base para metais de transição; conhecimento técnico para adaptar estes conjuntos de base nos programas utilizados em cálculos para cristais semicondutores; e experiência na execução de cálculos com os programas Crystal e VASP.

Inscrições pelo e-mail do professor Elson Longo (elson.liec@gmail.com), com cópia para assessora administrativa Rose Portasio, enviando em anexo carta de apresentação, currículo vitae resumido, nomes e e-mails de duas pessoas como referência. Mais informações sobre a vaga disponíveis em www.fapesp.br/oportunidades/1798.

As oportunidades estão abertas a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.174,80 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição-sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em fapesp.br/oportunidades.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.