Casa da Ciência oferece visitas guiadas ao Lab Móvel do Instituto Butantan | AGÊNCIA FAPESP

Casa da Ciência oferece visitas guiadas ao Lab Móvel do Instituto Butantan Em Ribeirão Preto, visitantes serão acompanhados por pós-graduandos da USP, que vão explicar o trabalho de pesquisa envolvido no sequenciamento do vírus SARS-CoV-2 (foto: CTC/divulgação)

Casa da Ciência oferece visitas guiadas ao Lab Móvel do Instituto Butantan

24 de janeiro de 2022

ERRATA: Informamos que atividade foi encerrada no mês de dezembro.

Agência FAPESP – A Casa da Ciência do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP) oferece visitas guiadas para grupos que queiram conhecer as atividades do Lab Móvel, laboratório itinerante do Instituto Butantan.

Os visitantes terão o acompanhamento de pós-graduandos, que apresentam a estrutura instalada no calçadão da praça XV de Novembro, no centro de Ribeirão Preto, e explicam como funciona o trabalho de pesquisa realizado durante o sequenciamento e o mapeamento do vírus SARS-CoV-2.

O Lab Móvel possibilita o diagnóstico da COVID-19 em 24 horas, enquanto o sequenciamento leva de três a seis dias. Todo o processo entre a testagem de amostras e a análise das variantes dura de dez a 12 dias.

O laboratório itinerante tem três sequenciadores genéticos, extrator de DNA, centrífuga, geladeira e freezer para armazenamento das amostras e capacidade de processar até 3 mil amostras de exames RT-PCR por semana.

A iniciativa, que conta com a participação do Hemocentro Ribeirão Preto, reúne 29 laboratórios atuando de forma colaborativa e organizada para entregar, em até 72 horas, os laudos de exames de COVID-19 aos pacientes no Estado de São Paulo.

O agendamento para visitas deve ser realizado pelo telefone (16) 2101-9361.

A Casa da Ciência teve início em 2001 como parte do programa educacional do Centro de Terapia Celular (CTC), um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da FAPESP sediado na FMRP-USP.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.


Assuntos mais procurados