Caos e gravidade em “O problema dos três corpos”
17 de novembro de 2021

Em novo programa de divulgação científica promovido pelo Instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental, físico discutirá obra literária escrita por Cixin Liu

Caos e gravidade em “O problema dos três corpos”

Em novo programa de divulgação científica promovido pelo Instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental, físico discutirá obra literária escrita por Cixin Liu

17 de novembro de 2021

 

Agência FAPESP – O Instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental (ICTP-SAIFR) promove um encontro entre ciência e literatura no novo programa de divulgação científica para o público geral, o “Clube do livro Sci-SAIFR”. O primeiro encontro será realizado amanhã (18/11), de forma virtual.

Para abrir a programação, o físico convidado é Pedro Vieira, pesquisador do ICTP-SAIFR e do Perimeter Institute (Canadá), com pesquisas na área de Teoria de Campos. O livro escolhido por Vieira é O problema dos três corpos (SUMA das letras, 2016), ficção científica escrita por Cixin Liu e que servirá de base para que o físico apresente conceitos como caos e gravidade.

No universo do livro, os habitantes da Terra aguardam uma invasão de uma civilização alienígena de um sistema estelar próximo, que consiste em três sóis, orbitando uns aos outros em um sistema instável de três corpos. O desafortunado planeta, semelhante à Terra, passa constantemente entre essas três estrelas sofrendo ondas extremas de calor e frio, além de ter a repetida destruição de sua civilização inteligente. O problema dos três corpos é uma crônica da marcha humana em direção aos confins do Universo.

O evento será transmitido às 19 horas, pelo Zoom. Para receber o link de transmissão, os interessados devem se inscrever por formulário on-line.

O ICTP-SAIFR é um centro de pesquisas que recebe apoio da FAPESP e sede no Instituto de Física Teórica da Universidade Estadual Paulista (IFT-Unesp).

Mais informações: http://outreach.ictp-saifr.org/clube-do-livro/.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.