Simpósio sobre projeto multinacional de pesquisas sobre doenças negligenciadas, será realizado no CNPEM, em Campinas
Simpósio sobre projeto multinacional de pesquisas sobre doenças negligenciadas, será realizado no CNPEM, em Campinas
Agência FAPESP – O simpósio “Building International Consortia on parasitic diseases: the NMtrypl experience” será realizado no dia 10 de abril, no campus do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas (SP).
O objetivo é disseminar um modelo de consórcio multinacional e apresentar oportunidades de interação entre grupos do Brasil e da Europa, principalmente na área de doenças negligenciadas.
O simpósio contará com a presença de representantes de institutos de pesquisa e empresas de biotecnologia de nove países, que estarão em Campinas para discutir o andamento do projeto NMTryI, sigla para “New Medicines for Trypanosomatidic Infections”, uma iniciativa financiada pela União Europeia, por meio do Programa FP7 (www.nmtrypi.eu).
Com orçamento de € 7,6 milhões e duração de três anos, o projeto NMTrypI tem como principal objetivo otimizar moléculas com ação antitripanossoma, a fim de garantir medicamentos mais eficientes contra doença de Chagas, leishmaniose e doença do sono (tripanossomíase humana africana).
O Brasil é representado na iniciativa pelo Laboratório Nacional de Biociências (LNBio), integrante do CNPEM, responsável pela triagem das moléculas candidatas a fármacos.
O evento é aberto à comunidade científica, as inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site do evento: http://pages.cnpem.br/nmtrypi.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.