Evento promovido pelo Hospital A.C. Camargo reunirá 60 cientistas brasileiros e canadenses, em São Paulo, a fim de discutir sobre o príon e outras proteínas que podem ser a causa de doenças neurodegenerativas
Evento promovido pelo Hospital A.C. Camargo reunirá 60 cientistas brasileiros e canadenses, em São Paulo, a fim de discutir sobre o príon e outras proteínas que podem ser a causa de doenças neurodegenerativas
Agência FAPESP – O Brazil-Canada Prion Science Workshop 2012 será realizado nos dias 7 e 8 de março, em São Paulo. O evento é promovido pelo Hospital A.C. Camargo.
Cerca de 60 cientistas do Hospital A.C. Camargo e de universidades brasileiras e canadenses discutirão sobre o príon e outras proteínas que podem ser a causa de doenças neurodegenerativas, como a doença de Alzheimer e a Esclerose Lateral Amiotrófica.
A proteína príon – que atua em funções importantes como a formação da memória – quando alterada ou associada a outras proteínas tóxicas pode levar à morte dos neurônios. Pesquisadores vislumbram abordagens terapêuticas de reverter esse quadro com o desenvolvimento de novas drogas
Como identificar novos métodos de tratamento que impeçam a ação negativa das formas alteradas da proteína príon e de outras proteínas mal enoveladas serão alguns dos temas debatidos durante o evento.
Além da cientista do A.C.Camargo e coordenadora do evento, Vilma Martins, farão apresentações pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (URFJ), da Universidade de São Paulo (USP), da Universidade de British Columbia, do Conselho de Pesquisa do Canadá, da Universidade McGill, da Universidade de Western Ontario, da Universidade de Alberta e da Universidade de Calgary.
Os 14 cientistas que apresentarão conferências compõem um grupo de colaboração científica para o estudo de doenças relacionadas aos príons e ao enovelamento de proteínas, que conta com investimentos da FAPESP e das agências de fomento à pesquisa PrioNet e Alberta Prion Research Institute, ambas do Canadá.
Mais informações: moura@comunique.srv.br e (11) 3812-2780.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.