Medida tem como objetivo minimizar impactos das restrições impostas pela pandemia de COVID-19 a diversas áreas de pesquisa (ilustração: Sirio Cançado/Agência FAPESP)

Bolsistas da FAPESP poderão pedir prorrogação de três meses no prazo para conclusão das pesquisas
01 de junho de 2021

Medida tem como objetivo minimizar impactos das restrições impostas pela pandemia de COVID-19 a diversas áreas de pesquisa

Bolsistas da FAPESP poderão pedir prorrogação de três meses no prazo para conclusão das pesquisas

Medida tem como objetivo minimizar impactos das restrições impostas pela pandemia de COVID-19 a diversas áreas de pesquisa

01 de junho de 2021

Medida tem como objetivo minimizar impactos das restrições impostas pela pandemia de COVID-19 a diversas áreas de pesquisa (ilustração: Sirio Cançado/Agência FAPESP)

 

Agência FAPESP – A FAPESP poderá prorrogar por três meses as bolsas no país com término de vigência até 31 de dezembro de 2021. Essa possibilidade se aplica a todas as modalidades de bolsas. A medida tem como objetivo minimizar os impactos das restrições decorrentes da pandemia de COVID-19 em diversas áreas de pesquisa e possibilitar aos bolsistas concluir seu trabalho e avançar em sua formação.

A FAPESP já tinha prorrogado excepcionalmente a vigência das bolsas no início da pandemia, conforme Portaria do Conselho Técnico-Administrativo nº15, de 02 de abril de 2020, mas, desde então, as restrições sanitárias seguiram impedindo o acesso a instituições, laboratórios e empresas onde os bolsistas realizavam a pesquisa.

A prorrogação das bolsas terá impacto no orçamento da FAPESP e exigirá o reordenamento dos dispêndios com essa modalidade de fomento, de forma a não comprometer o atendimento a demandas da comunidade por novas bolsas. A Fundação, para tanto, estabeleceu um conjunto de procedimentos para garantir isonomia na análise das solicitações de prorrogação dos prazos de bolsa e efetividade da medida.

As solicitações de prorrogação de prazo de bolsas devem ser encaminhadas por meio do Sistema de Apoio à Gestão (SAGe), junto com um relatório resumido (máximo de cinco páginas), com dados quantitativos e qualitativos das atividades de pesquisas realizadas até a data do pedido de prorrogação, assim como das que ficaram comprometidas pelas restrições impostas pela pandemia e as alternativas implementadas.

O relatório deverá incluir também plano e cronograma de trabalho de pesquisa para os próximos meses, de forma a comprovar que o projeto poderá efetivamente ser concluído ao final do prazo da prorrogação.

A prorrogação de bolsas de pesquisa, cuja continuidade envolva atividades presenciais, dependerá de que não haja riscos sanitários ao bolsista. Os outorgados, portanto, devem firmar compromisso de seguir todos os procedimentos e protocolos de segurança fixados pelo local onde a pesquisa está sendo realizada.

A prorrogação também está condicionada à garantia de que a instituição ou empresa onde está sendo realizada a pesquisa esteja apta a garantir a continuidade do projeto. As solicitações de prorrogação de bolsas desenvolvidas em universidade e instituições de pesquisas deverão incluir declaração assinada pelo bolsista, orientador/supervisor e pela instituição-sede, atestando a viabilidade de continuidade da pesquisa. No caso de bolsas em empresas, essa declaração deverá ser assinada pelo bolsista, pelo pesquisador responsável pelo projeto e pelo representante legal da empresa.

Os bolsistas que já se beneficiaram com a prorrogação excepcional em abril de 2020 e que necessitarem de mais três meses de prazo para concluir seu projeto também poderão encaminhar solicitação à FAPESP.

A prorrogação excepcional não inclui bolsas concedidas em modalidades que permitam submissão regular de renovação à FAPESP. No caso das bolsas vinculadas a Auxílios à Pesquisa (BCO), a concessão de prorrogação – excepcional ou regular – não deverá ultrapassar a vigência do auxílio nem ultrapassar a quota de bolsa em seu orçamento. Quando isso ocorrer, o pesquisador responsável deverá solicitar previamente a prorrogação da vigência do auxílio e/ou alteração do seu orçamento.

Todas as solicitações de prorrogação excepcional submetidas à FAPESP serão analisadas por pares.

Para mais informações e para acesso aos modelos de declaração que deverão acompanhar os pedidos de prorrogação acesse https://fapesp.br/14938/comunicado-no-11-da-fapesp-sobre-a-covid-19.

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.