Bolsista da FAPESP vence prêmio alemão de pesquisa Green Talents 2020 | AGÊNCIA FAPESP

Competição mundial busca jovens talentos na área da sustentabilidade. Lançada em 2009, a inciativa é do governo da Alemanha (Filipe Vargas Ferreira; foto: Green Talents/divulgação)

Bolsista da FAPESP vence prêmio alemão de pesquisa Green Talents 2020

28 de outubro de 2020

Agência FAPESPFilipe Vargas Ferreira, doutorando em engenharia química pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e bolsista da FAPESP, foi um dos 25 vencedores do concurso Green Talents 2020 – International Forum for High Potentials in Sustainable Development, entre 589 candidatos de 87 países.

O júri da competição selecionou Ferreira por seu trabalho na área de engenharia de embalagens e tecidos e a sua abordagem interdisciplinar, aliando as ciências naturais aos aspectos sociais. O projeto do doutorando é focado na síntese de nanomateriais ambientalmente amigáveis e de alto desempenho, com potencial para serem usados como embalagens biodegradáveis e implantes biomédicos.

Criado em 2009, o programa Green Talents tem apoio do Ministério de Educação e Pesquisa da Alemanha. A iniciativa oferece uma plataforma para que jovens talentos da pesquisa científica de todo o mundo compartilhem os seus projetos nas áreas de ciência e desenvolvimento sustentável.

Em caráter excepcional, devido à pandemia da COVID-19, o Green Talents Science Forum deste ano acontecerá em formato on-line. Nos próximos dias, os 25 cientistas selecionados farão um tour virtual por instituições de pesquisa, universidades e organizações alemãs que se dedicam à ciência da sustentabilidade para discutir seus projetos com especialistas locais.

O fórum é a primeira etapa, a qual permitirá aos vencedores iniciar contato com a comunidade científica alemã para trocar ideias com seus principais representantes. Eles são convidados para irem à Alemanha em 2021, com uma estadia financiada pelo governo alemão em uma instituição de escolha do estudante vencedor.

A lista completa dos ganhadores do concurso está disponível no site do Green Talents.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.


Assuntos mais procurados