Bolsista da FAPESP é um dos vencedores do Grande Prêmio Capes de Tese 2021 | AGÊNCIA FAPESP

Bolsista da FAPESP é um dos vencedores do Grande Prêmio Capes de Tese 2021 O pesquisador da UFSCar Felipe Freller ganhou na área de Ciência Política e Relações Internacionais, com o estudo “Benjamin Constant e o problema do arbítrio: um decisionismo moderado” (foto: divulgação)

Bolsista da FAPESP é um dos vencedores do Grande Prêmio Capes de Tese 2021

14 de janeiro de 2022

Agência FAPESPFelipe Freller, pesquisador de pós-doutorado no Departamento de Filosofia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e bolsista da FAPESP, foi um dos três vencedores do Grande Prêmio Capes de Tese 2021.

Freller ganhou o Grande Prêmio Oscar Niemeyer, concedido para tese do Colégio de Humanidades, na área de Ciência Política e Relações Internacionais. Intitulado “Benjamin Constant e o problema do arbítrio: um decisionismo moderado”, o trabalho foi orientado por Eunice Ostrensky e Frédéric Brahami, no Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade de São Paulo (USP).

O estudo é fruto de sua pesquisa de doutorado, também apoiada pela FAPESP, que teve como objetivo explorar o tema do arbítrio como um verdadeiro problema político que o pensador Benjamin Constant (1767-1830) teve de enfrentar ao longo de toda a sua carreira.

O pesquisador mostrou em seu trabalho uma faceta de Constant que buscou regular o equilíbrio entre o domínio das leis, dos princípios e das formas fixas, de um lado, e o domínio do arbítrio e das decisões discricionárias, de outro.

O Grande Prêmio Carlos Chagas Filho foi oferecido no âmbito do Colégio de Ciências da Vida, Agrárias, Biológicas e da Saúde. Ísis Nem de Oliveira Souza, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), foi a vencedora, com seu trabalho na área de Farmácia intitulado “Consequências neurológicas da infecção com o vírus da zika em camundongos neonatos e adultos". Ela foi orientada por Júlia Helena Rosauro Clarke e Gilda Angela Neves, no Programa de Pós-Graduação (PPG) em Ciências Farmacêuticas da UFRJ.

Pelo Colégio de Ciências Exatas, Tecnológicas e Multidisciplinar foi entregue o Grande Prêmio Eloisa Biasotto Mano ao trabalho de Alice Cesar Fassoni de Andrade, de Engenharias I. Ela venceu com a tese “Mapeamento e caracterização do sistema rio-planície da Amazônia central via sensoriamento remoto e modelagem hidráulica”. Seus orientadores foram Rodrigo Cauduro Dias de Paiva e Walter Collischonn, pelo PPG em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Os vencedores do Grande Prêmio Capes de Tese 2021 foram anunciados no Diário Oficial da União em dezembro de 2021 e a entrega dos troféus aconteceu em Brasília, no dia 9 do mesmo mês.

Mais informações: https://bit.ly/3fh66cA.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.


Assuntos mais procurados