Bioenergia é tema de Escola São Paulo de Ciência Avançada | AGÊNCIA FAPESP

ESPCA na Unicamp é aberta a jovens pesquisadores e a alunos de graduação e pós-graduação de todos os países; inscrições vão até 10 de junho (Wikimedia)

Bioenergia é tema de Escola São Paulo de Ciência Avançada

16 de abril de 2014

Agência FAPESP – A Faculdade de Engenharia de Alimentos da Universidade Estadual de Campinas (FEA/Unicamp), o Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético (Nipe) e o Programa Integrado de Doutorado em Bioenergia promovem, entre 10 e 17 de outubro, a Escola São Paulo de Ciência Avançada (ESPCA) sobre o Presente e o Futuro da Bioenergia.

Apoiada pela FAPESP, a ESPCA oferece apoio para a organização de cursos de curta duração em pesquisa avançada nas diferentes áreas do conhecimento no Estado de São Paulo.

O evento reunirá especialistas de diferentes áreas ligadas à bioenergia, como Glaucia Mendes Souza, da Universidade de São Paulo (USP), que falará sobre o Programa FAPESP de Pesquisa em Bioenergia (BIOEN); Marcelo Menossi Teixeira, da Unicamp, que abordará os avanços na genômica da cana-de-açúcar; Mislav Oreb, da University of Frankfurt, na Alemanha, cuja apresentação tem como tema “Biocombustíveis além do etanol”; Stenbjörn Styrin, da University of Uppsala, na Suécia, que falará sobre fotossíntese; e Robbert Kleerebezem, da Delft University of Technology, na Holanda, que apresentará a aula "A biorefinery from municipal wate as a raw material: utopia or reality?"

O curso é direcionado a estudantes de graduação e de pós-graduação e a jovens pesquisadores (doutores há cinco anos ou menos).

A ESPCA selecionará 120 alunos do mundo inteiro. Haverá oportunidades para a interação entre os participantes e para visitas a instituições de pesquisa e indústrias do Estado de São Paulo.

As inscrições vão até 10 de junho. Os candidatos selecionados serão informados até 10 de julho e terão oportunidade de apresentar, em sessões de pôsteres, os resultados de suas pesquisas, discutindo o progresso de seus resultados com os cientistas participantes.

As atividades serão realizadas na Faculdade de Engenharia Química (FEQ) da Unicamp, localizada na Avenida Albert Einstein, 500, na Cidade Universitária Zeferino Vaz, em Campinas (SP).

Mais informações http://www.nipe.unicamp.br/2013/eventos-detalhe.php?id=95

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.


Assuntos mais procurados