Cientistas da Unicamp e da Unesp falarão sobre o tema na próxima sessão do ciclo promovido pela revista Pesquisa FAPESP e pela SBQ
Cientistas da Unicamp e da Unesp falarão sobre o tema na próxima sessão do ciclo promovido pela revista Pesquisa FAPESP e pela SBQ
Agência FAPESP – “Biodiversidade & Química” será o tema das palestras do ciclo “Química: nossa vida, nosso futuro” no dia 19 de julho. O evento será realizado das 13h30 às 18h no Auditório Governador Carlos Alberto de Carvalho Pinto, na sede da FAPESP, em São Paulo.
O ciclo de palestras, que celebra o Ano Internacional da Química (AIQ-2011), é realizado pela FAPESP, por meio da revista Pesquisa FAPESP, e pela Sociedade Brasileira de Química (SBQ). O ciclo foi iniciado em abril e está em sua quarta sessão, que abordará a interação entre as áreas de química e de biodiversidade.
Sob a coordenação de Dulce Helena Siqueira Silva, do Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista (Unesp) em Araraquara (SP), o tema será debatido por Vanderlan da Silva Bolzani, da mesma instituição, por Anita Marsaioli, do Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e por Carlos Joly, do Instituto de Biologia da Unicamp.
Em 2010 comemorou-se o Ano Internacional da Biodiversidade e, em 2011, o mundo celebra o Ano Internacional da Química. As duas áreas do conhecimento têm uma enorme afinidade por tratarem dos conceitos fundamentais que regem a vida. A noção de variedade biológica é conhecida desde a Grécia antiga.
No entanto, o conceito de biodiversidade é recente e, além de expressar a riqueza biológica na Terra, também engloba a fantástica diversidade química dos organismos vivos de todas as origens e espécies. Isso ocorre pelo fato de que todas as formas de vida têm, na sua essência, um componente químico responsável pela sua fisiologia, regulação e adaptação.
Como ciência crucial ao entendimento da maquinaria metabólica, a química participa dos mecanismos complexos das funções vitais e, portanto, complementa o entendimento de reações celulares essenciais ao funcionamento do sistema biológico.
A biodiversidade também é uma fonte inesgotável de inspiração micro e macromolecular, que revolucionou a síntese orgânica de novas estruturas moleculares e a produção de fármacos, cosméticos e agroquímicos disponíveis no mercado, reconhecidos pelo imenso valor econômico e social para a qualidade de vida da espécie humana.
O ciclo é coordenado por Vanderlan da Silva Bolzani (SBQ e Unesp) e Mariluce Moura, diretora da revista Pesquisa FAPESP.
Mais informações: www.fapesp.br/eventos/aiq
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.