Seminário on-line organizado pelo Centro de Terapia Celular da USP apresentará as estratégias de automação do biobanco e sua contribuição para a realização de experimentos em larga escala
Seminário on-line organizado pelo Centro de Terapia Celular da USP apresentará as estratégias de automação do biobanco e sua contribuição para a realização de experimentos em larga escala
Agência FAPESP – O Centro de Terapia Celular (CTC) promove amanhã (19/08) o seminário on-line “Biobanking 4.0: Aspectos gerais da implantação e adoção do Biobanco Hemocentro RP”, que será ministrado pelo pesquisador Rodrigo Alexandre Panepucci.
O CTC é um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da FAPESP sediado na Universidade de São Paulo (USP) em Ribeirão Preto.
No seminário, serão apresentadas as soluções técnicas que permitirão a automação dos procedimentos envolvidos em toda a cadeia de processamento e armazenamento de espécimes clínicos e de seus materiais biológicos derivativos, incluindo: fracionamento, extração de biomoléculas, controle qualitativo e quantitativo e criopreservação. Em especial, será destacada a integração entre os equipamentos e os softwares de gerenciamento de dados, que garantirá a rastreabilidade e a acessibilidade aos materiais, dados associados às amostras e dados clínicos do paciente/doador de origem.
Também serão abordados os usos potenciais da infraestrutura de automação do biobanco para a realização de experimentos em larga escala, os princípios ético/legais e o fluxo logístico para a incorporação da infraestrutura na rotina dos projetos de pesquisa desenvolvidos na instituição.
Os biobancos são reservatórios de longa duração, cujos materiais armazenados podem ser utilizados em várias pesquisas, e ficam sob responsabilidade da instituição. Eles têm um papel central para o avanço sistemático da pesquisa clínica e translacional.
A transmissão do evento terá início às 14 horas, pelo canal no YouTube do Hemocentro de Ribeirão Preto. Não é necessária inscrição prévia.
Mais informações: https://bit.ly/3fRPkBs.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.