ONG Mais Diferenças realizará workshop gratuito em Guarulhos para bibliotecas incorporarem acervo de livros acessíveis
ONG Mais Diferenças realizará workshop gratuito em Guarulhos para bibliotecas incorporarem acervo de livros acessíveis
Agência FAPESP – A ONG Mais Diferenças realizará amanhã (27/11), em Guarulhos (SP), a segunda edição do workshop gratuito “Biblioteca Virtual MD e estratégias para promover o direito à literatura”.
O evento é destinado a profissionais da região que atuam em bibliotecas como gestores, coordenadores e bibliotecários, além de profissionais de educação e cultura.
O workshop apresentará os resultados da “Pesquisa sobre Acessibilidade Cultural no Estado de São Paulo com Pessoas com Deficiência e Familiares”, feita pela ONG em 2024, com 132 pessoas com deficiência e 52 entrevistados que convivem com pessoas com deficiência, para investigar condições de acesso e identificar oportunidades de ampliação da fruição cultural para essa parcela da população no Estado de São Paulo.
Durante a oficina, os participantes conhecerão a plataforma virtual da biblioteca da Mais Diferenças e aprenderão sobre os livros em múltiplos formatos acessíveis que compõem o acervo e sobre recursos técnicos que o site oferece. Os consultores abordarão conceitos básicos relativos à democratização do direito ao livro, à leitura e à literatura para todas as pessoas, bem como sobre respeito a práticas acessíveis, inclusivas e anticapacitistas, em contextos culturais e educativos.
Cada participante receberá materiais como manual do usuário, cartazes, filipetas e display com QR Code que viabilizará acesso à plataforma e aos livros.
Os interessados em participar devem se inscrever por formulário on-line. O evento acontecerá das 9 às 13 horas, na Biblioteca Monteiro Lobato, que fica na rua João Gonçalves, 439, Centro, Guarulhos, SP.
Mais informações: https://tinyurl.com/e886w3yp.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.