A 57ª reunião da SBPC terá diversas atrações paralelas. Entre elas destacam-se a 13ª edição da SBPC Jovem, a 13ª edição da Expociência, a 12ª Jornada Nacional de Iniciação Científica, a SBPC Cultural e a edição especial do evento na cidade de Sobral
A 57ª reunião da SBPC terá diversas atrações paralelas. Entre elas destacam-se a 13ª edição da SBPC Jovem, a 13ª edição da Expociência, a 12ª Jornada Nacional de Iniciação Científica, a SBPC Cultural e a edição especial do evento na cidade de Sobral
Agência FAPESP - Além da programação científica sênior, composta de conferências, simpósios, minicursos, assembléias e sessões de pôsteres, a 57ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que ocorre de 17 a 22 de julho, na Universidade Estadual do Ceará (Uece), na capital cearense, contará com diversas outras atividades paralelas.
A 13ª edição da SBPC Jovem, que este ano terá o tema "Conhecimento e Juventude na Construção da Cidadania", é uma delas. O evento reunirá alunos e professores do ensino fundamental, médio e técnico em discussões sobre a prática da ciência no processo de ensino e aprendizagem. A intenção é atrair a juventude para a área da ciência por meio de atividades lúdicas como usinas de idéias, debates literários, jogos educativos, circos de ciência e apresentações artístico-culturais.
A 13ª edição da Expociência, que será aberta ao público nesta segunda-feira (18/7), pretende promover a transferência do conhecimento gerado no âmbito acadêmico ao setor produtivo. A programação inclui uma feira de livros e exposições temáticas sobre inovações científicas e tecnológicas. A idéia é aproximar empresas, governo e universidades na geração de negócios tecnológicos.
Haverá ainda um amplo espaço de divulgação de trabalhos de iniciação científica durante a SBPC. As pesquisas realizadas por alunos de universidades de todo o país estarão na 12ª edição da Jornada Nacional de Iniciação Científica. Por meio de sessão de pôsteres serão apresentados estudos importantes, selecionados por diferentes instituições brasileiras. Além do caráter primordial de divulgação científica, o objetivo da jornada é permitir a troca de saberes entre os futuros cientistas de todo o Brasil.
Talvez a atividade mais lúdica do encontro seja a SBPC Cultural. "Arte, Patrimônio Cultural e Integração Social" será o tema do evento paralelo que tem o objetivo de enfatizar a produção cultural do Ceará. Os visitantes terão ferramentas para contextualizar as tendências regionais apresentadas com a diversidade cultural brasileira. Música, teatro, dança, circo, artes visuais, folclore, artesanato e muito humor serão algumas atividades que deverão atrair centenas de espectadores.
A programação oficial conta ainda com uma edição especial da reunião na cidade de Sobral (CE), de 18 a 21 de julho. Alguns palestrantes que estiveram em Fortaleza participarão também de atividades na 57ª Reunião Anual da SBPC-Sede Sobral. A programação científica será realizada no Centro de Convenções da cidade, que fica a 236 quilômetros da capital. Diariamente serão realizados simpósios e conferências sobre temas variados. No dia 21, por exemplo, Ennio Candotti, presidente da SBPC, profere uma palestra sobre "Conceito de massa 100 anos antes e 100 após Einstein".
Confira a programação científica em Sobral no endereço:
http://www.adtevento.com.br/sbpc/sobral/programacientifico2.asp
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.