Pesquisadores da USP falam sobre estudos relacionados ao cérebro humano durante o evento realizado pela Estação Ciência, em São Paulo
Pesquisadores da USP falam sobre estudos relacionados ao cérebro humano durante o evento realizado pela Estação Ciência, em São Paulo
Agência FAPESP– O ciclo de palestras mensais “Neuro-Ciências, Arte e Filosofia” terá foco, no dia 5 de dezembro, às 15 horas, no tema “Atividade cerebral na vigília e no sono – Sonhos e prática de meditação dirigida”. O evento será realizado na Estação Ciência da Universidade de São Paulo (USP).
A partir de estudos atuais sobre o cérebro humano, cientistas convidados discutirão a atividade cerebral no sono e na vigília. A participação é gratuita
As atividades cognitivas e comportamentais são precedidas de ativação cerebral, que é medida em diferentes áreas encefálicas e passível de registro pelo eletroencefalograma.
A proposta da atividade é identificar essas ondas de eletroencefalograma correlacionadas a comportamentos de alerta, vigília relaxada, sono e sonhos. Em seguida, será efetuada meditação dirigida, a fim de que seja experienciada essa mudança de atividade cerebral e orgânica.
Os convidados serão: Maria Amélia Zogno – bióloga e mestre pelo Instituto de Biociências e doutora pela Faculdade de Medicina Veterinária da USP; Adhemar Pettri Filho, engenheiro eletrônico e biomédico do Departamento de Fisiologia e Biofísica do Instituto de Ciências Biomédicas da USP; e Maria Inês Nogueira, bióloga pelo Instituto de Biociências da USP e livre-docente do Instituto de Ciências Biomédicas da USP.
Mais informações: eventos@eciencia.usp.br , ou pelo telefone (11) (11) 3673-7022, ramal 215.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.