Foto: PPARC

Astrônomos encontram sistema parecido ao Solar
03 de julho de 2003

Grupo de cientistas ingleses, americanos e australianos descobrem planeta parecido com Júpiter em órbita a estrela análoga ao Sol

Astrônomos encontram sistema parecido ao Solar

03 de julho de 2003

Foto: PPARC

Astrônomos buscando sistemas solares semelhantes ao nosso localizaram o mais parecido de todos, até agora, a "apenas" 90 anos-luz de distância. A descoberta foi anunciada nesta quinta-feira (4/7) na conferência Planetas Extrasolares: Hoje e Amanhã, que acontece em Paris.

A descoberta foi feita por um grupo de astrônomos australianos, ingleses e americanos, trabalhando no Telescópio Anglo-Australiano, em New South Wales, na Austrália.

O planeta descoberto tem cerca do dobro da massa de Júpiter e está em órbita ao redor da estrela HD70642, em torno da qual dá uma volta a cada seis anos. A estrela encontra-se na constelação Puppis, a cerca de 90 anos-luz da Terra.

A imagem acima mostra uma impressão feita pela ilustrador David Hardy da provável cena de uma lua orbitando o planeta descoberto, em órbita da estrela HD70642.

A idéia do programa de pesquisa de longo prazo é encontrar sistemas verdadeiramente análogos ao solar, com grandes planetas em órbitas elípticas, distantes da estrela central, e outros menores, rochosos, em órbitas mais circulares e próximas.

A descoberta anunciada é um passo nesse sentido. Encontrar novos planetas e satélites ajuda os cientistas a descobrir a posição do Sistema Solar no universo e a saber se sistemas como o nosso são comuns ou raros.