Astronomia para Todos – Eta Carinae: a megera domada
04 de setembro de 2025

Palestra gratuita da USP vai explicar como estrela gigante pode colapsar em 300 anos e mudar a visão sobre o Cosmos

Astronomia para Todos – Eta Carinae: a megera domada

Palestra gratuita da USP vai explicar como estrela gigante pode colapsar em 300 anos e mudar a visão sobre o Cosmos

04 de setembro de 2025

 

Agência FAPESP – O Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG-USP) promoverá a palestra “Astronomia para Todos – Eta Carinae: a megera domada” na próxima quarta-feira (10/09) em São Paulo.

O evento faz parte da série “Astronomia para Todos” do IAG-USP e abordará a Eta Carinae, um sistema estelar de alta massa que, por causa de uma grande erupção em 1847 e eventos posteriores, ganhou fama de estrela imprevisível e com potencial risco para a vida na Terra, devido à sua morte como hipernova. Em 1996, ela foi reconhecida como um sistema binário de alta massa em interação, o que permitiu interpretar boa parte de seus eventos de variabilidade como resultado de passagens periástricas.

Após a palestra, haverá sessão de observação do céu noturno com telescópios, em parceria com o Clube de Astronomia de São Paulo. A atividade está sujeita às condições meteorológicas.

O público interessado em assistir à palestra deve se inscrever por formulário on-line. Não há taxa de inscrição.

O evento ocorrerá às 19 horas, no Auditório Prof. Dr. Paulo Benevides Soares do IAG, que está localizado na rua do Matão, 1.226, Bloco G, Cidade Universitária, São Paulo. Haverá transmissão ao vivo pelo YouTube.

Serão emitidos certificados digitais aos participantes inscritos que comparecerem ao evento e também para aqueles que preencherem o formulário no chat durante a transmissão on-line.

Mais informações: www.iag.usp.br/eventos/apt-10.09.25.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.