Em palestra com transmissão pelo YouTube, pesquisador do IAG-USP conta como as descobertas astronômicas fundamentais foram feitas no início do século 17
Em palestra com transmissão pelo YouTube, pesquisador do IAG-USP conta como as descobertas astronômicas fundamentais foram feitas no início do século 17
Agência FAPESP – A série Astronomia para Todos, organizada pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG-USP), terá uma nova edição na próxima quarta-feira (19/06), em São Paulo. O tema será “A Astronomia Antes dos Telescópios”.
A palestra será apresentada por Roberto Dell’Aglio Dias da Costa, professor associado do IAG-USP, que abordará como as descobertas astronômicas fundamentais foram feitas antes da invenção do telescópio, no início do século 17, e como esses trabalhos constituem as bases sobre as quais toda a astronomia moderna foi construída.
Costa também falará sobre os primeiros grandes resultados e seus autores, de Hiparco de Nicea a Kepler. Durante o evento, serão exibidas e comentadas fotos do céu enviadas pelo público.
Gratuito e aberto ao público, o evento ocorrerá às 19 horas, no Auditório Prof. Paulo Benevides Soares do IAG, rua do Matão, 1.226, Cidade Universitária, São Paulo. Haverá transmissão ao vivo pelo canal do IAG no YouTube.
Os interessados podem se inscrever gratuitamente por formulário on-line. Será emitido certificado digital aos participantes inscritos que comparecerem ao evento e para os internautas que preencherem o formulário durante a descrição da transmissão ao vivo.
O programa Astronomia para Todos foi criado em 2017 pelo Departamento de Astronomia do IAG e oferece mensalmente uma palestra sobre temas astronômicos atuais.
Mais informações: www.iag.usp.br/eventos/apt-a-astronomia-antes-dos-telescopios.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.