Edição de junho de minicurso para estudantes do Ensino Médio do ICTP-SAIFR será ministrado pela física Cecilia Chirenti, professora da UFABC
Edição de junho de minicurso para estudantes do Ensino Médio do ICTP-SAIFR será ministrado pela física Cecilia Chirenti, professora da UFABC
Agência FAPESP – A próxima edição do minicurso para estudantes do Ensino Médio do Instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental (ICTP-SAIFR) acontecerá no sábado (29/06), em São Paulo, e terá como tema “Astrofísica relativística: uma visão geral sobre estrelas de nêutrons”.
O encontro discutirá como estrelas de nêutrons foram descobertas e são observadas, como nascem, por que são feitas “de nêutrons”, qual é a sua estrutura, o que elas têm a ver com Einstein e como é possível medir suas propriedades. Haverá perguntas para discussão em grupos e espaço para participação dos alunos.
O minicurso será ministrado pela física Cecilia Chirenti, professora da Universidade Federal do ABC (UFABC) e professora associada da University of Maryland (Estados Unidos). Chirenti tem como áreas de interesse Relatividade e Gravitação, atuando principalmente nos seguintes temas: relatividade geral, modos quasinormais, ondas gravitacionais, estrelas de nêutrons e buracos negros.
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas por formulário on-line. Haverá emissão de certificados.
A aula acontecerá a partir das 10 horas, no auditório do Instituto de Física Teórica (IFT) da Universidade Estadual Paulista (Unesp), que está situado na rua Jornalista Aloysio Biondi, 120, Bloco II, Barra Funda, São Paulo. O evento será transmitido pelo canal do ICTP-SAIFR no YouTube.
O ICTP-SAIFR é um centro de pesquisas que recebe apoio da FAPESP e tem sede no IFT-Unesp.
Mais informações: https://outreach.ictp-saifr.org/ensino-medio/minicurso/.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.