Palestra da USP explicará as expedições fluviais a partir de pesquisas no acervo do Museu do Ipiranga. Inscrições até 25/08
Palestra da USP explicará as expedições fluviais a partir de pesquisas no acervo do Museu do Ipiranga. Inscrições até 25/08
Agência FAPESP – O Museu Paulista da Universidade de São Paulo (USP), mais conhecido como Museu do Ipiranga, sediará a palestra “As monções revisitadas: cultura escrita, materialidade e história ambiental” em 30/08 em São Paulo.
O evento reunirá pesquisadores do Brasil colonial para uma investigação das expedições fluviais que conectavam Porto Feliz a Cuiabá. A palestra promoverá análises a partir de pesquisas no acervo do Museu do Ipiranga. A base serão os documentos históricos, incluindo fontes iconográficas, textuais e biológicas.
A atividade é fruto das pesquisas desenvolvidas pelos historiadores durante seus mestrados e destaca a relevância do acervo do Museu Paulista da USP para estudos sobre história colonial, cultura material e história ambiental.
O evento integra o ciclo Encontro com a Pesquisa, uma iniciativa do museu que promove encontros mensais ao longo de 2025, sempre aos sábados, aproximando o público dos estudos realizados a partir de seus acervos.
O público pode assistir à palestra se inscrevendo até 25/08 pelo Sistema Apolo da USP. As inscrições são gratuitas. Após o término do período de inscrições, o inscrito receberá um e-mail para confirmar a sua participação. Caso as confirmações ultrapassem a quantidade de vagas oferecidas, será realizado um sorteio entre os inscritos confirmados.
O evento será realizado das 14 às 18 horas. O endereço do Museu do Ipiranga é rua dos Patriotas, 100, Ipiranga, São Paulo.
Mais informações: https://tinyurl.com/mrx3tycz e https://tinyurl.com/3h2zfz6n.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.