Minicurso gratuito do Instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental é voltado a alunos do ensino médio
Minicurso gratuito do Instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental é voltado a alunos do ensino médio
Agência FAPESP – O Instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental (ICTP-SAIFR) promove, entre este sábado (26/03) e o dia 9 de abril, às 10 horas, o minicurso “As estrelas e a tabela periódica: você sabe de onde vêm os elementos químicos?”. O conteúdo é voltado a alunos do ensino médio.
A primeira aula abordará as características das estrelas, o conceito de magnitude, a classificação das estrelas em cor e luminosidade e como elas se formam. O segundo encontro será sobre evolução estelar, supernovas, estrelas de nêutrons e buracos negros. Para finalizar, haverá discussões sobre nucleossíntese e como se formam elementos primordiais, leves e pesados.
As atividades do ICTP-SAIFR para o ensino médio são gratuitas. A atual edição será realizada em formato híbrido, com possibilidade de participação presencial e remota. Os participantes das atividades presenciais deverão apresentar o comprovante do esquema completo de vacinação, com no mínimo duas doses, ou uma dose no caso da vacina da Janssen, na entrada do prédio. O uso de máscara é obrigatório. As aulas remotas acontecerão por transmissão ao vivo com a plataforma Zoom.
O minicurso será ministrado no auditório do Instituto de Física Teórica (IFT) da Universidade Estadual Paulista (Unesp), localizado na rua Dr. Bento Teobaldo Ferraz, 271, 4º andar, Várzea da Barra Funda, São Paulo, ao lado do metrô Barra Funda.
As inscrições podem ser feitas por formulário on-line. As pessoas que optarem por fazer as aulas remotamente receberão o link de transmissão.
O ICTP-SAIFR é um centro de pesquisas que recebe apoio da FAPESP e sede no IFT-Unesp.
Mais informações: http://outreach.ictp-saifr.org/ensino-medio/minicurso/.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.