Evento no MAC-USP refletirá sobre as repercussões da exposição Arte Degenerada (Entartete Kunst) no Brasil. Envio de propostas até 9 de março
Evento no MAC-USP refletirá sobre as repercussões da exposição Arte Degenerada (Entartete Kunst) no Brasil. Envio de propostas até 9 de março
Agência FAPESP – O Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP, em parceria com o Museu Lasar Segall, realizará o Seminário Internacional “Arte Degenerada – 80 Anos: Repercussões no Brasil”, de 25 a 27 de abril de 2018, em São Paulo.
O objetivo é refletir sobre as repercussões da exposição Arte Degenerada (Entartete Kunst) no Brasil e sobre a perseguição à arte moderna ocorrida no país na primeira metade do século 20.
O seminário contará com mesas-redondas formadas por especialistas do Brasil e exterior, além de sessões de comunicações selecionadas.
Em 1937, o governo de Adolf Hitler inaugurou uma grande exposição de arte moderna com cerca de 650 obras confiscadas dos principais museus públicos da Alemanha, intitulada Arte Degenerada (Entartete Kunst). Preparada para ser facilmente assimilada pelo público leigo, a exposição apresentava, segundo críticos, uma interpretação altamente negativa e tendenciosa da arte moderna.
Serão selecionadas até 16 propostas a serem apresentadas em quatro sessões de comunicações. Cada apresentação terá duração de 15 minutos e as sessões serão seguidas de debate. As propostas devem ser encaminhadas até o dia 9 de março para o e-mail eventosmac@usp.br, tendo como assunto da mensagem “Convocatória Seminário Arte Degenerada”.
Serão aceitas propostas em formato de resumo, contendo de 200 a 300 palavras. As propostas devem incluir, além do resumo, título, nome do autor, a maior titulação acadêmica obtida, vínculo acadêmico, ou profissional quando for o caso, e citação de um ou mais trabalhos relevantes. O resultado será divulgado até 16 de março.
O seminário será realizado no MAC, localizado na av. Pedro Álvares Cabral, 1301, Vila Mariana, São Paulo.
Mais informações: www.mac.usp.br/mac/conteudo/academico/atuais/92.asp.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.