Arquivos e Direitos Humanos
05 de dezembro de 2018

Seminário debate a importância da proteção e preservação de documentos públicos como fonte de prova e informação na promoção e defesa dos direitos humanos

Arquivos e Direitos Humanos

Seminário debate a importância da proteção e preservação de documentos públicos como fonte de prova e informação na promoção e defesa dos direitos humanos

05 de dezembro de 2018

 

Agência FAPESP – O Arquivo Público do Estado de São Paulo (Apesp) realizará o seminário Arquivos e Direitos Humanos nos dias 6 e 7 de dezembro de 2018, em São Paulo.

O objetivo do seminário é divulgar a importância da proteção e preservação dos documentos públicos como fonte de prova e informação na promoção e defesa dos direitos humanos. Durante dois dias, especialistas do Brasil e do exterior participam do evento com reflexões sobre arquivos e direitos políticos, ditadura, repressão, censura, migração e imigração, raça, gênero e sexualidade.

Na data de abertura, o Apesp recebe a exposição do Memorial da Inclusão (Secretaria da Pessoa com Deficiência), que retrata a história do movimento social de luta pelos direitos da pessoa com deficiência.

Documentos textuais, fotos, áudios e vídeos dos ativistas, registros dos eventos marcantes na história do movimento e um totem com descrição em braile, fonte ampliada e fones para audiodescrição fazem parte da mostra que fica aberta à visitação até o final do mês.

No encerramento do seminário, o cineasta argentino Carlos Pronzato lança o documentário Kaiowás, que promove a discussão da materialidade e memória para povos indígenas.

Para participar é necessário realizar inscrição no site do seminário. O evento ocorrerá das 9h às 20h, no auditório do Apesp, localizado na rua Voluntários da Pátria, 596, Santana, São Paulo.

Mais informações: www.arquivoestado.sp.gov.br/seminario_arquivos_direitos_humanos/
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.