A expectativa do serviço é atender, em 2005, pelo menos 200 casos por dia
(Foto: Eduardo Cesar)

Apoio gratuito às empresas
14 de janeiro de 2005

MCT cria o Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas, interligando pela internet universidades e centros de pesquisa em todo o território nacional. O objetivo é encaminhar gratuitamente as melhores soluções tecnológicas para os empreendedores

Apoio gratuito às empresas

MCT cria o Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas, interligando pela internet universidades e centros de pesquisa em todo o território nacional. O objetivo é encaminhar gratuitamente as melhores soluções tecnológicas para os empreendedores

14 de janeiro de 2005

A expectativa do serviço é atender, em 2005, pelo menos 200 casos por dia
(Foto: Eduardo Cesar)

 

Por Thiago Romero

Agência FAPESP - Uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) chega com o objetivo de alavancar a inovação tecnológica nas empresas. Trata-se do Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas (SBRT), criado para oferecer gratuitamente apoio tecnológico a empreendedores brasileiros.

Segundo o coordenador do Disque Tecnologia da Universidade de São Paulo (USP), Eduardo José Siqueira Barbosa, a consulta ao serviço, que teve investimentos em torno de R$ 2 milhões do MCT, poderá ajudar o empresário a eliminar dúvidas e, principalmente, a encontrar as soluções mais inovadoras para seus problemas de desenvolvimento tecnológico.

"A meta é que o empresário receba um parecer em até oito dias úteis", disse Barbosa à Agência FAPESP. "Cada resposta será feita sob medida, considerando todas as particularidades do empresário. A partir disso, as informações técnicas serão publicadas em um site na internet para que outras empresas também possam ter acesso aos conceitos abordados."

As dúvidas dos empreendedores serão encaminhadas para especialistas nos departamentos específicos das instituições conveniadas. As questões poderão ser enviadas pela internet, por telefone ou por meio de postos espalhados pelo país.

O sistema, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), é operado por uma rede nacional de parceiros que disponibiliza um considerável banco de informações. "A idéia da rede de conhecimento é vencer as barreiras impostas pela falta de especialistas em determinadas regiões do país", explica Barbosa.

Fazem parte do serviço a Universidade de São Paulo (Disque Tecnologia), a Universidade de Brasília, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Rio Grande do Sul, a Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais, a Rede de Tecnologia do Rio de Janeiro, o Instituto de Tecnologia do Paraná, a Rede de Tecnologia da Bahia e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas.

Segundo Barbosa, o público alvo do serviço inclui a indústria, o comércio e o setor de serviços, especialmente no que diz respeito ao pequeno empreendedor. "Mas isso não nos impede de atender também as grandes empresas. A expectativa para 2005 é atender pelo menos 200 casos por dia", disse.

Mais informações: http://sbrt.ibict.br


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