Palestra no IFUSP trará exemplos de aplicações da forma de espectroscopia utilizada no estudo da estrutura de proteínas
Palestra no IFUSP trará exemplos de aplicações da forma de espectroscopia utilizada no estudo da estrutura de proteínas
Agência FAPESP – “Aplicações do Dicroísmo circular com Radiação Síncrotron” é o tema da palestra no dia 21 de outubro de 2016 no Instituto de Física da USP. O palestrante será José Luiz Lopes, professor do Departamento de Física Aplicada.
Dicroísmo circular (CD, em inglês) é a propriedade observada em determinadas moléculas de absorver diferenciadamente a luz circularmente polarizada à direita e a luz circularmente polarizada à esquerda.
“Peptídeos e proteínas são amplamente estudados pela técnica de CD, pois seus espectros fornecem informações capazes de identificar a estrutura secundária presente nessas moléculas. Com o uso da radiação síncrotron como fonte de luz para as medições de CD, grandes vantagens são advindas em respeito ao uso do CD convencional, tais como a aquisição e a possibilidade de acessar a região do ultravioleta de vácuo (> 190 nm), onde novas informações sobre estruturas secundárias e motivos em proteínas são registradas, e ainda uma melhor relação sinal-ruído do espectro, a rápida aquisição de medidas, entre outras”, explica Lopes.
No seminário, o pesquisador apresentará exemplos de aplicações do CD e as vantagens do método de SRCD (dicroísmo circular utilizando radiação síncrotron).
Lopes tem doutorado em Física Aplicada pelo Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP, pós-doutorado no Birkbeck College da University of London, na University of Hawaii em Manoa e no IFSC-USP. Sua pesquisa está centrada no uso da radiação eletromagnética (técnicas espectroscópicas) para o estudo de proteínas que apresentem interesse biológico relevante.
O evento será às 13h na sala 201, ala 1, Bloco Didático do IFUSP. A entrada é franca e não há necessidade de inscrição prévia
Mais informações: http://portal.if.usp.br/fge
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.