Seminários on-line foram elaborados para se alinhar ao foco temático da Reunião Anual do Global Research Council de 2026
Seminários on-line foram elaborados para se alinhar ao foco temático da Reunião Anual do Global Research Council de 2026
Agência FAPESP – O Global Research Council (GRC), organização virtual que reúne os chefes das agências de fomento à pesquisa de todo o mundo, vai realizar o America’s Regional Scientific Workshops 2025 em 9 e 16 de outubro, em formato virtual.
Os seminários foram elaborados para se alinhar ao foco temático da Reunião Anual do GRC em 2026 e às prioridades nas Américas referentes às áreas de ciência, tecnologia e inovação (CTI).
Entre os objetivos do evento, destacam-se proporcionar uma oportunidade para cientistas e agências de financiamento de CTI nas Américas; compartilhar conhecimentos, experiências e pesquisas entre os participantes de diferentes países; aumentar a conscientização sobre o GRC e suas atividades na região; e desenvolver a capacidade de gestão de CTI na região por meio do compartilhamento de experiências entre agências de financiamento.
O seminário do dia 9 acontecerá das 10 às 12 horas e vai abordar o tema “Research agenda in the Americas: a way to ensure sustainability of research”. O intuito é discutir estratégias para definir agendas de pesquisa relevantes ao desenvolvimento da região, a fim de garantir a sustentabilidade da ciência.
No dia 16, o webinário será realizado no mesmo horário e vai tratar do tema “Research evaluation practices: evaluation techniques and evaluators”. Os participantes vão discutir, entre outros tópicos, os processos de avaliação existentes nas Américas e como podem ser melhorados, de modo a compreender como diferentes países e agências estão aprimorando suas práticas por meio de novos avanços tecnológicos, incluindo o uso de inteligência artificial.
O público interessado em participar deve se inscrever por formulário on-line. Os interessados receberão o link de transmissão.
Mais informações pelo e-mail cmcmanus@fapesp.br.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.