Debate no Instituto de Estudos Avançados da USP vai reunir pesquisadores de universidades situadas na região amazônica para discutir questões relacionadas às comunidades de interesse socioambiental
Debate no Instituto de Estudos Avançados da USP vai reunir pesquisadores de universidades situadas na região amazônica para discutir questões relacionadas às comunidades de interesse socioambiental
Agência FAPESP – O Instituto de Estudos Avançados (IEA) da Universidade de São Paulo (USP) promove o debate "Amazônia: povos e projetos" no dia 2 de setembro de 2019, em São Paulo.
O evento será um espaço para discussão com pesquisadores que integram o projeto “Estratégias de ordenamento territorial em comunidades de interesse socioambiental na Amazônia”, que vincula a Universidade Federal de Roraima, a Universidade Federal de Rondônia e a Universidade Federal do Ceará.
Impressões e resultados preliminares serão apresentados pelos expositores. As reflexões focam o fortalecimento dos modos de vida das populações indígenas, ribeirinhos, quilombolas, entre outros agentes sociais na região da Amazônia.
Também será exibido o documentário Mulheres do Xingu (Brasil, 2019), no qual mulheres de 16 etnias, vendo o desmatamento avançar na Terra Indígena Xingu, começam a se organizar para defender a floresta.
O evento é público e gratuito, com inscrição prévia por formulário on-line. O debate ocorrerá das 9h às 12h, no auditório do IEA, na rua Praça do Relógio, 109, Cidade Universitária, São Paulo.
Haverá transmissão ao vivo no site do IEA.
Mais informações: www.iea.usp.br/eventos/amazonia-povos-e-projetos.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.