Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência promove debate on-line sobre artigo da Nature que previu o alcance do ponto de não retorno até 2050
Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência promove debate on-line sobre artigo da Nature que previu o alcance do ponto de não retorno até 2050
Agência FAPESP – A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) promoverá nesta sexta-feira (01/03) o debate on-line “Amazônia em Colapso?”.
O evento discutirá um artigo publicado na revista Nature em 14 de fevereiro, mostrando que a floresta amazônica pode atingir um ponto de não retorno até 2050 caso medidas urgentes para mitigar as mudanças climáticas e conter o desmatamento não sejam tomadas.
O painel é organizado pelo físico Paulo Artaxo, coordenador do Centro de Estudos Amazônia Sustentável da Universidade de São Paulo (USP) e vice-presidente da SBPC. Renato Janine Ribeiro, presidente da SBPC, abrirá o debate, que contará com a participação dos pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Bernardo Flores e Marina Hirota, autores do estudo, publicado na Nature.
Participam também da discussão o climatologista Carlos Nobre, professor da USP, Flávia Costa, pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e coordenadora do Programa de Pesquisas Ecológicas de Longa Duração (PELD) Amazônia, e Renan Albuquerque, professor associado da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
O evento será transmitido das 16h às 18h, pelo canal da SBPC no YouTube. Não é necessária inscrição prévia.
Mais informações: www.jornaldaciencia.org.br/sbpc-debate-o-futuro-da-amazonia/.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.