Projeto Opal, desenvolvido por alunos da Politécnica da USP em parceria com colegas de outras quatro universidades estrangeiras (foto: Divulgação)

Alunos da Poli-USP e da FEI desenvolvem protótipos de veículos
31 de julho de 2015

Projetos foram apresentado no Fórum PACE, programa da General Motors para a educação de engenharia

Alunos da Poli-USP e da FEI desenvolvem protótipos de veículos

Projetos foram apresentado no Fórum PACE, programa da General Motors para a educação de engenharia

31 de julho de 2015

Projeto Opal, desenvolvido por alunos da Politécnica da USP em parceria com colegas de outras quatro universidades estrangeiras (foto: Divulgação)

 

Agência FAPESP – O Brasil sediou pela primeira vez o Fórum Partners for the Advancement of Collaborative Engineering Education (PACE), programa liderado pela General Motors mundial para a educação de engenharia.

A 4ª edição do PACE, realizada na  Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) entre os dias 26 e 30 de julho, reuniu 350 estudantes de 58 instituições de Israel, Itália, Alemanha, entre outros países, tendo com o tema Repensando a mobilidade.

A programação incluiu uma competição de veículos desenvolvidos por estudantes das instituições participantes.

Alunos da Poli-USP e de mais quatro universidades estrangeiras apresentaram projeto de veículos reconfigurável e de uso compartilhado para a cidade de São Paulo (SP).

Batizado com o nome de Opal, o projeto do veículo modelo hatch, de duas portas, amplia a capacidade de passageiros, de três para cinco assentos por meio de atuadores eletrônicos.

“A reconfiguração, ainda uma novidade, consiste em adequar o veículo para mais de uma aplicação, como, por exemplo, transformando o veículo de passageiros em veículo de carga. Esse é um modo de atender demandas específicas e variadas, usando a mesma frota”, explica Marcelo Alves, do Centro de Engenharia Automotiva da Poli-USP.

Integram o time da Poli alunos de Hochschule RheinMain University of Applied Sciences (Alemanha), Howard University (Estados Unidos), New Mexico State University (Estados Unidos) e University of Ontario Institute of Technology (Canadá).

O Centro Universitário da FEI, em parceria com a Universidade Iberoamaricana (México), Universidade de Porto Rico (Porto Rico) e College for Creative Studies (Estados Unidos), apresentou o protótipo do Revo, equipado com uma sanfona entre a parte da frente e de trás, que permite expandir a cabine e reconfigurar o veículo.

Os projetos têm prazo de dois anos para serem concluídos. Nesta primeira etapa são avaliados os protótipos e projetos do veículo e, na segunda, que ocorrerá no próximo ano, serão analisados o conceito e o alinhamento do projeto aos critérios do programa.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.