Seminário no IEB-USP terá mesas com os temas “Patrimônio e coleções” e “O cordel no universo digital”
Seminário no IEB-USP terá mesas com os temas “Patrimônio e coleções” e “O cordel no universo digital”
Agência FAPESP – O Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP receberá o seminário “Acervos de cordel, bancos de dados e patrimônio em instituições públicas: desafios e perspectivas” no dia 25 de abril de 2018, das 14 às 18 horas, em São Paulo.
Haverá duas mesas, com os temas “Patrimônio e coleções” e “O cordel no universo digital”. Na primeira, serão apresentadas as palestras: “O registro do cordel como patrimônio imaterial e as políticas de preservação da cultura popular no Brasil”, com Antonio Gilberto Ramos Nogueira, coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Patrimônio e Memória; “Do rapa ao registro: a construção da literatura de cordel como patrimônio imaterial”, com a professora Rosilene Alves de Melo (Universidade Federal de Campina Grande); e “As coleções de cordel no Arquivo do IEB”, com Elisabete Marin Ribas (IEB).
A segunda mesa temática terá as palestras “O fluxo perene da literatura de cordel: os folhetos da Coleção Sebastião Nunes Baptista na Fundação Casa de Rui Barbosa”, com Ivone Maya (Fundação Casa de Rui Barbosa), “A valorização digital do cordel. Questões de propriedade”, com o professor Michel Riaudel (Sorbonne – Paris IV, França), e “Possibilidades sociais e de pesquisa a partir das bases de dados de folhetos de cordel”, com Paulo Iumatti, vice-diretor do IEB.
O evento é gratuito, sem necessidade de inscrições. O endereço do IEB é av. Professor Luciano Gualberto, 78, Cidade Universitária, São Paulo.
Mais informações: www.ieb.usp.br/cordel-desafios-e-perspectivas/.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.