Ação afirmativa em debate
28 de abril de 2008

Especialistas discutem a eficácia dos sistemas de cotas para minorias étnicas e alunos de escolas públicas. Evento ocorrerá nesta segunda-feira (28/4) às 19h, em São Paulo

Ação afirmativa em debate

Especialistas discutem a eficácia dos sistemas de cotas para minorias étnicas e alunos de escolas públicas. Evento ocorrerá nesta segunda-feira (28/4) às 19h, em São Paulo

28 de abril de 2008

 

Agência FAPESP – A eficácia dos sistemas de cotas e de pontuação extra no vestibular para minorias étnicas e alunos de escolas públicas é o tema desta segunda-feira (28/4) no ciclo de debates Encontros com a Pesquisa, promovido mensalmente pela revista Pesquisa FAPESP e pela Livraria Cultura.

Estudos feitos em várias instituições mostram que a maioria dos alunos beneficiados consegue um bom desempenho na vida acadêmica. O saldo dessas pesquisas é o tema do evento, que ocorrerá a partir das 19 horas na Livraria Cultura da Avenida Paulista.

Renato Pedrosa, professor do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), apresentará o artigo científico de sua autoria que analisou o desempenho dos alunos da Unicamp beneficiados por bônus na pontuação do vestibular e constatou que o desempenho desses estudantes é superior aos dos colegas que vieram de escolas particulares.

Maria Amélia de Campos Oliveira, professora da Escola da Enfermagem da Universidade de São Paulo (USP) e assessora da Pró-Reitoria de Graduação da USP, contará a experiência do Inclusp, programa de ação afirmativa que concedeu bônus na pontuação do vestibular para estudantes egressos de escolas públicas.

Luiz Eugênio Mello, professor do Departamento de Fisiologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), é pró-reitor de graduação da instituição. Vai apresentar o sistema de cotas raciais que reserva 10% de vagas para negros, pardos ou índios que fizeram o ensino médio em escolas públicas.

Mais informações: www.livrariacultura.com.br


  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.