Delegação liderada pelo vice-presidente Mianheng Jiang é recebido pelos dirigentes da Fundação (Leandro Negro/FAPESP)

Academia Chinesa de Ciências visita a FAPESP
21 de março de 2011

Delegação liderada pelo vice-presidente Mianheng Jiang é recebido pelos dirigentes da Fundação

Academia Chinesa de Ciências visita a FAPESP

Delegação liderada pelo vice-presidente Mianheng Jiang é recebido pelos dirigentes da Fundação

21 de março de 2011

Delegação liderada pelo vice-presidente Mianheng Jiang é recebido pelos dirigentes da Fundação (Leandro Negro/FAPESP)

 

Por Mônica Pileggi

Agência FAPESP – Representantes da Academia Chinesa de Ciências visitaram oficialmente a FAPESP na quarta-feira (16/3). A delegação, liderada pelo vice-presidente da academia, Mianheng Jiang, veio conhecer melhor o sistema de pesquisa no país e estreitar a cooperação em ciência, tecnologia e inovação entre os dois países.

A comitiva foi recebida na FAPESP por Celso Lafer, presidente, Eduardo Moacyr Krieger, vice-presidente, Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico, e José de Souza Martins e Sedi Hirano, conselheiros.

Além de Jiang, estavam presentes os professores Biao Jiang, diretor geral adjunto do Instituto de Pesquisas Avançadas de Shangai, Jinghua Cao, diretor geral da Agência de Cooperação Internacional, e Yingjie Yu, diretor da Divisão de Assuntos Gerais da Agência de P&D em Alta Tecnologia, todos membros da Academia Chinesa de Ciências.

Durante a exposição sobre a FAPESP, Lafer destacou alguns dos principais programas apoiados pela Fundação, como BIOEN, o Programa FAPESP de Pesquisa em Mudanças Climáticas Globais e o BIOTA.

Jiang disse ter ficado impressionado com o sistema de apoio à pesquisa da FAPESP, a única agência de fomento estadual que visitaram. A delegação também esteve no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), na Universidade Federal do Rio de Janeiro e se encontrou com o ministro de Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante.

De acordo com Lafer, ainda é cedo para falar sobre um possível acordo de cooperação, “mas há certos temas da Academia Chinesa de Ciências de interesse comum ao da FAPESP, tais como saúde, energia, espaço, materiais e agricultura”, disse.

“A conversa foi geral e preliminar, porém há também interesse no intercâmbio entre pesquisadores e na colaboração científica”, disse Brito Cruz.

Foi a segunda vez que membros da Academia Chinesa de Ciências visitaram a FAPESP. Em agosto de 2010, outra delegação, liderada por Pan Jiaofeng, secretário-geral e diretor de planejamento estratégico da instituição, encontrou-se com dirigentes da FAPESP.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.