Diversidade dos processos culturais e natureza complexa da cultura humana serão debatidas em workshop organizado na USP; evento reunirá pesquisadores do Reino Unido, Estados Unidos e Brasil
Diversidade dos processos culturais e natureza complexa da cultura humana serão debatidas em workshop organizado na USP; evento reunirá pesquisadores do Reino Unido, Estados Unidos e Brasil
Agência FAPESP – O Instituto de Estudos Avançados (IEA) da Universidade de São Paulo (USP) reunirá pesquisadores da área de evolução cultural, oriundos do Reino Unido, Estados Unidos e Brasil, no workshop “Abordagens Evolucionistas da Cultura”. O evento será no dia 13 de novembro de 2019, em São Paulo.
A diversidade dos processos culturais e a natureza complexa da cultura humana serão o foco do debate. A programação inclui os seguintes temas e expositores: “Introdução: abordagens evolucionistas da cultura”, com Eduardo Ottoni, professor do Instituto de Psicologia da USP; “A descoberta da cultura animal”, com Andrew Whiten, da Universidade de St. Andrews (Reino Unido); e “Modelando a inteligência: como o desenvolvimento, a cultura e a tecnologia transformam as capacidades cognitivas humanas”, com Cristine Legare, da Universidade do Texas (Estados Unidos).
Também serão apresentadas as palestras “A engrenagem na catraca: investigando os mecanismos cognitivos que sustentam a cultura cumulativa humana”, com Christine Caldwell, da Universidade de Stirling (Reino Unido), e “Abordagens na investigação de estratégias de aprendizagem social na difusão cultural”, com Rachel Kendal, da Universidade de Durham (Reino Unido).
O workshop será em inglês e não haverá tradução. A participação é gratuita e aberta a todos os interessados, mas requer inscrição prévia por formulário on-line. O evento será realizado das 8h às 18h, no auditório do IEA, situado na rua da Praça do Relógio, 109, térreo, Cidade Universitária, São Paulo.
Quem não puder comparecer terá a oportunidade de assistir a toda a programação ao vivo pelo site do IEA.
Mais informações: www.iea.usp.br/eventos/workshop-201cabordagens.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.