Jacob Palis, presidente da Academia Brasileira de Ciências, anuncia que governo fluminense irá ceder à instituição, por 30 anos, edifício de 1926 no centro do Rio de Janeiro
Jacob Palis, presidente da Academia Brasileira de Ciências, anuncia que governo fluminense irá ceder à instituição, por 30 anos, edifício de 1926 no centro do Rio de Janeiro
Agência FAPESP – O presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Jacob Palis anunciou que a instituição terá sua nova sede, próxima à igreja da Candelária, no centro do Rio de Janeiro.
O projeto de lei que autoriza a transferência à ABC, sem ônus, do prédio atualmente ocupado pela Secretaria de Fazenda do Estado do Rio de Janeiro, foi aprovado pela Assembléia Legislativa fluminense. O prédio, que será cedido por 30 anos, está localizado na Rua da Alfândega, número 42.
O edifício foi construído em 1926 pela Companhia Construtora Nacional, empresa dirigida por engenheiros e arquitetos alemães para abrigar a sede do Banco Alemão Transatlântico (Deutsche Überseeische Bank). Na construção do prédio – um dos mais luxuosos e modernos da cidade na época – foi utilizado material totalmente importado, pesadas portas de ferro fundido e bronze, vitrais e mármores de Carrara.
Em 1943, o edifício foi vendido à Prefeitura do Distrito Federal, que passou a utilizá-lo como sede da Secretaria de Finanças. Tornou-se depois sede da Secretaria de Fazenda da Guanabara e, após a fusão, abrigou a Secretaria de Fazenda, estando hoje tombado pelo patrimônio histórico.
Mais informações: www.abc.org.br
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.