A Raiz Emocional: arte brasileira na crítica de Lourival Gomes Machado
27 de novembro de 2015

Livro será lançado no Museu de Arte Contemporânea da USP, no Parque Ibirapuera, com mesa-redonda

A Raiz Emocional: arte brasileira na crítica de Lourival Gomes Machado

Livro será lançado no Museu de Arte Contemporânea da USP, no Parque Ibirapuera, com mesa-redonda

27 de novembro de 2015

 

Agência FAPESP – O livro A Raiz Emocional: arte brasileira na crítica de Lourival Gomes Machado será lançado no dia 28 de novembro, às 11h, no Museu de Arte Contemporânea da USP, sede Ibirapuera.

Haverá uma mesa-redonda com os professores Tadeu Chiarelli (ECA-USP) e Ana Magalhães (MAC USP).

Segundo a autora Ana Cândida de Avelar, o livro, que contou com apoio da FAPESP para publicação, “traz à tona uma visão sobre a arte brasileira que ficou silenciada pelo tempo, atentando para a possibilidade de se contemplar outras narrativas sobre a produção local”.

Gomes Machado era uma figura de proa da crítica de arte nos anos 1950, debatendo, na imprensa, frequentemente com Mário Pedrosa e Ferreira Gullar sobre os encaminhamentos da arte no Brasil. Também era docente da antiga Faculdade de Filosofia e foi diretor da FAU-USP.

Dirigiu o Museu de Arte Moderna de São Paulo e as primeiras e quinta Bienais, edições polêmicas pelo ineditismo das propostas, segundo Avelar.

“Gomes Machado, por meio da crítica, propõe uma história da arte expressiva, unindo barroco, modernismo e abstração por meio de uma defesa do gesto do artista como fator privilegiado da produção. Nesse sentido é que podemos observar essa ‘outra’ história, cujos contornos ressaltam a subjetividade e a gestualidade como constantes da arte brasileira”, diz a autora.

O MAC USP fica no Parque Ibirapuera, av. Pedro Álvares Cabral 1.301, Ibirapuera, São Paulo.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.