Palestra com Paulo Sérgio Pinheiro, pesquisador associado do NEV-USP e autor de relatório da ONU sobre violência contra crianças, será realizada no dia 24 de novembro, no Instituto de Física da USP, com transmissão pela internet
Palestra com Paulo Sérgio Pinheiro, pesquisador associado do NEV-USP e autor de relatório da ONU sobre violência contra crianças, será realizada no dia 24 de novembro, no Instituto de Física da USP, com transmissão pela internet
Agência FAPESP – O cientista político Paulo Sérgio Pinheiro, pesquisador associado do Centro de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (USP) – um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepid) da FAPESP, também conhecido como Núcleo de Estudos da Violência (NEV) –, fará, no dia 24 de novembro, às 10h30, no Instituto de Física da USP, a conferência “A Promoção dos Direitos Humanos no Brasil: Navegando em Contradições”.
O evento é uma realização da Cátedra Unesco de Educação para a Paz, Direitos Humanos, Direitos Humanos e Tolerância, sediada no Instituto de Estudos Avançados (IEA).
Professor titular aposentado do Departamento de Ciência Política da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, Pinheiro lecionou nas Universidades de Colúmbia, Notre Dame e Brown (Estados Unidos), na Universidade de Oxford (Reino Unido) e na Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais (França).
Foi relator especial da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre a situação dos direitos humanos em Mianmar. Em 2003 foi indicado pelo secretário-geral da ONU como especialista independente para a preparação de estudo em profundidade sobre a violência contra crianças (o relatório foi lançado em outubro de 2006 e está em www.violencestudy.org).
Em 1987, junto com o sociólogo Sérgio Adorno (coordenador da Cátedra Unesco), criou o NEV-USP (www.nevusp.org).
A palestra terá transmissão ao vivo: www.iea.usp.br/aovivo.
Local: Auditório Novo II do Instituto de Física, Praça do Oceanográfico, Travessa E, s/n, Ala Central, Cidade Universitária, São Paulo.
Mais informações: sedini@usp.br (com Sandra Sedini) ou (11) 3091-1688.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.