Pesquisadores brasileiros e estrangeiros se reunirão em abril no campus de Pirassununga da USP para debater a participação da população negra na ciência
Pesquisadores brasileiros e estrangeiros se reunirão em abril no campus de Pirassununga da USP para debater a participação da população negra na ciência
Agência FAPESP – O 1º Simpósio “A População Negra na Ciência e na Tecnologia” será realizado no campus de Pirassununga da Universidade de São Paulo (USP) entre os dias 6 e 8 de abril.
O foco do evento é a participação da população negra nas atividades de ciência e tecnologia. Segundo os organizadores, no Brasil a presença de pesquisadores negros é pequena em comparação à representação dessa população no país, por isso o encontro também visa a apontar ações para tentar mudar esse quadro.
Entre os temas a serem debatidos estão: “Experiências afirmativas na inclusão de jovens negros e negras nas áreas de C&T”, “Ciência e tecnologia e desenvolvimento social da população negra” e “Relações raciais e de gênero no âmbito da educação científica e tecnológica”.
O simpósio terá a participação dos pesquisadores: Alberto Pompa Nuñes, da Universidade Agrária de Havana (Cuba); Geri Augusto, da Universidade de Brown (Estados Unidos); Henrique Cunha Junior, da Universidade Federal do Ceará; Lúcia Mutaquileno Lucas e Mário Lisbôa Theodoro, da Universidade José Eduardo dos Santos (Angola); Samuel Kofi Baidoo, da Universidade de Minnesota (Estados Unidos); e Sônia Guimarães, professora do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA).
O evento é gratuito e aberto a todos os interessados. As inscrições podem ser feitas até o dia 26 de abril pelo site: www.usp.br/lafac/simposio/index.html
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.