Seminário em homenagem aos 50 anos da morte de professor da USP e diretor do Museu Paulista será realizado nos dias 10 e 11 de dezembro, em São Paulo
Seminário em homenagem aos 50 anos da morte de professor da USP e diretor do Museu Paulista será realizado nos dias 10 e 11 de dezembro, em São Paulo
Agência FAPESP – O seminário “A obra de Affonso d’Escragnolle Taunay e os fundamentos da Escrita da História no Brasil”, séculos 19 e 20 será realizado no Museu Paulista da Universidade de São Paulo (USP) nos dias 10 e 11 de dezembro.
A organização é do museu e do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História Social da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.
Segundo os organizadores, o evento abordará questões centrais para o ofício do historiador, “enfocando não só os nexos entre museus de história e produção de conhecimentos como, particularmente, os fundamentos teóricos e históricos da configuração de uma escrita da história no Brasil, nos séculos 19 e 20”.
Pretende-se privilegiar as mediações entre museu, escrita e visibilidade da história, bem como o peso dos museus na construção da historiografia brasileira, na primeira metade do século 20, abordando, com especial atenção, a obra de Affonso d’Escragnolle Taunay (1876-1958), no cinqüentenário de sua morte.
Formado pela Escola Politécnica do Rio de Janeiro, o filho do visconde de Taunay foi professor na Escola Politécnica de São Paulo, diretor do Museu Paulista (também conhecido como Museu do Ipiranga) e professor da FFLCH-USP.
O seminário é voltado a alunos de graduação em história, pós-graduandos, educadores, profissionais e pesquisadores de museus.
Mais informações: acadmp@usp.br ou (11) 2065-8075.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.