Encontro promovido pela USP receberá o ganhador do Prêmio Nobel de Fisiologia/Medicina em 2014, o norueguês Edvard Moser
Encontro promovido pela USP receberá o ganhador do Prêmio Nobel de Fisiologia/Medicina em 2014, o norueguês Edvard Moser
Agência FAPESP – A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação da Universidade de São Paulo (USP) promoverá a sétima edição do programa Nobel Prize Inspiration Initiative em 24 de novembro, em São Paulo.
A atual edição terá como tema “A neurociência do espaço e do tempo: das células individuais às populações neurais” e será apresentada pelo norueguês Edvard Moser, vencedor do Prêmio Nobel de Fisiologia/Medicina em 2014.
Em 2005, Moser e sua esposa, May-Britt Moser, descobriram um tipo de célula importante para determinar a posição, localizada próxima ao hipocampo, de uma área situada no centro do cérebro. Eles observaram que, quando um rato passava por determinados pontos dispostos em uma grade hexagonal no espaço, células nervosas que formam uma espécie de sistema de coordenadas para navegação eram ativadas. Posteriormente, demonstraram como esses diferentes tipos de células cooperam entre si.
A iniciativa é um programa global patrocinado pela AstraZeneca que busca aproximar laureados de jovens cientistas e do público em geral, oferecendo oportunidades para compartilhar ideias e inspirar a comunidade científica.
O evento será realizado das 10h às 11h30, no Centro de Convenções Rebouças, que está situado na av. Rebouças, 600, Pinheiros, São Paulo. Para participar, é preciso se inscrever até 20 de novembro pela página do encontro na plataforma Sympla.
Mais informações: https://tinyurl.com/3jnzv5mu.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.