A Interdisciplinaridade e a Nova Governança das Universidades
14 de julho de 2015

IEA-USP realiza conferência com Peter Weingart, professor da Universidade de Bielefeld (Alemanha)

A Interdisciplinaridade e a Nova Governança das Universidades

IEA-USP realiza conferência com Peter Weingart, professor da Universidade de Bielefeld (Alemanha)

14 de julho de 2015

 

Agência FAPESP – “A Interdisciplinaridade e a Nova Governança das Universidades” é o tema da conferência que o sociólogo Peter Weingart, professor da Universidade de Bielefeld, Alemanha, fará no dia 28 de julho de 2015, às 15h30, na Sala de Eventos do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da Universidade de São Paulo (USP).

A exposição será em inglês, com tradução simultânea. Weingart falará sobre os desafios ao desenvolvimento de campos interdisciplinares nas universidades.

O pesquisador se concentrará em dois grandes obstáculos epistemológicos relacionados à natureza das disciplinas: formas profundamente institucionalizadas de produção do conhecimento e estruturas organizacionais rígidas, fechadas em departamentos e faculdades.

Weingart é professor emérito de sociologia, sociologia da ciência e política da ciência da Universidade de Bielefeld, onde também foi diretor do Centro de Pesquisa Interdisciplinar e do Instituto para Pesquisa em Ciência e Tecnologia.

Desenvolve estudos sobre a percepção pública da ciência e da tecnologia; as relações entre ciência, mídia e política; bibliometria, avaliação da pesquisa e criação de indicadores; dinâmica da produção de conhecimento; discurso político, científico e midiático acerca do aquecimento global; e sociedade do conhecimento.

A conferência terá transmissão ao vivo pela internet, a partir do endereço: www.iea.usp.br/aovivo.

Mais informações: www.iea.usp.br/eventos/conferencia-peter-weingart e (11) 3091-8677.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.