A experiência estética em Schopenhauer
27 de dezembro de 2010

Palestras no Centro Universitário Maria Antonia da USP abordarão relações do filósofo alemão com as artes

A experiência estética em Schopenhauer

Palestras no Centro Universitário Maria Antonia da USP abordarão relações do filósofo alemão com as artes

27 de dezembro de 2010

 

Agência FAPESP – O Centro Universitário Maria Antonia da Universidade de São Paulo (USP) promoverá, de 14 a 17 de fevereiro o encontro “A experiência estética em Schopenhauer: arte como conhecimento”, com Maria Lúcia Cacciola, professora da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

O objetivo é abordar as ressonâncias da filosofia da arte do filósofo alemão Arthur Schopenhauer (1788-1860) e as marcas da visão de mundo do filósofo na obra de outros autores.

“Introdução à filosofia da arte de Schopenhauer” (dia 14), “A estética de Schopenhauer na arquitetura e nas artes plásticas” (15), “Ressonâncias em Dostoiévski, Machado de Assis e Borges” (16) e “A polêmica Nietzsche, Wagner e Schopenhauer e a questão metafísica da música” (17) serão os temas abordados.

Maria Lúcia é autora de Schopenhauer e a questão do dogmatismo (Edusp, 1994) e uma das organizadoras de Filosofia e sua história (Cosac Naify, 2006), de Gerard Lebrun.

As inscrições para o encontro devem ser feitas na Sala de Cursos do Maria Antonia, de segunda a sexta, das 10 às 18 horas. Estudantes e professores têm 20% de desconto e idosos têm 40%.

As palestras ocorrerão das 20 às 22 horas e serão realizadas no Centro Universitário Maria Antonia, na rua Maria Antonia nº 294, Consolação, na capital paulista.

Mais informações: www.usp.br/mariantonia ou (11) 3123-5213 / 5214.

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.