Palestras no Centro Universitário Maria Antonia da USP abordarão relações do filósofo alemão com as artes
Palestras no Centro Universitário Maria Antonia da USP abordarão relações do filósofo alemão com as artes
O objetivo é abordar as ressonâncias da filosofia da arte do filósofo alemão Arthur Schopenhauer (1788-1860) e as marcas da visão de mundo do filósofo na obra de outros autores.
“Introdução à filosofia da arte de Schopenhauer” (dia 14), “A estética de Schopenhauer na arquitetura e nas artes plásticas” (15), “Ressonâncias em Dostoiévski, Machado de Assis e Borges” (16) e “A polêmica Nietzsche, Wagner e Schopenhauer e a questão metafísica da música” (17) serão os temas abordados.
Maria Lúcia é autora de Schopenhauer e a questão do dogmatismo (Edusp, 1994) e uma das organizadoras de Filosofia e sua história (Cosac Naify, 2006), de Gerard Lebrun.
As inscrições para o encontro devem ser feitas na Sala de Cursos do Maria Antonia, de segunda a sexta, das 10 às 18 horas. Estudantes e professores têm 20% de desconto e idosos têm 40%.
As palestras ocorrerão das 20 às 22 horas e serão realizadas no Centro Universitário Maria Antonia, na rua Maria Antonia nº 294, Consolação, na capital paulista.
Mais informações: www.usp.br/mariantonia ou (11) 3123-5213 / 5214.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.