Instituto de Bioquímica Médica da UFRJ organiza evento nos dias 13 e 14 de março para comemorar aniversário de seu fundador
Instituto de Bioquímica Médica da UFRJ organiza evento nos dias 13 e 14 de março para comemorar aniversário de seu fundador
Dezenas de pesquisadores de diversas partes do país e do exterior confirmaram presença no evento. Juntos, relembrarão a história pessoal e profissional de um dos principais especialistas em bioenergética.
A comemoração será realizada a partir das 8h30 no Auditório Rodolpho Paulo Rocco do Centro de Ciências da Saúde da UFRJ, na Ilha do Fundão.
De Meis nasceu em março de 1939, no Egito. Veio com os pais para o Brasil ainda criança. Aos 18 anos ingressou na Faculdade de Medicina da então Universidade do Brasil (atual UFRJ). Graduou-se em 1961.
No fim da década de 1970, assumiu o cargo de professor de bioquímica da UFRJ e ingressou no então Departamento de Bioquímica Médica (que integrava o Instituto de Ciências Biomédicas). Mais tarde, teve importante atuação no processo de transformação que culminou na fundação do Instituto de Bioquímica Médica em 2004.
O pesquisador determinou o papel de duas substâncias (espermina e espermidina) no relaxamento muscular. Foi no estudo dessas substâncias que surgiram os questionamentos sobre o transporte de cálcio dessas células, que resultou em temas para anos de pesquisa.
Atualmente, de Meis se dedica ao estudo dos mecanismos de transdução de energia em sistemas biológicos, transporte ativo de íons e síntese e hidrólise de ATP.
Entre os títulos que recebeu estão o de doutor honoris causa da Universidade de Buenos Aires e a Medalha Carlos Chagas Filho de Mérito Científico.
Mais informações: (21) 2562-6762 ou 2270-1635
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.