Seminário on-line promovido pelo Instituto de Estudos Avançados da USP é aberto ao público e não requer inscrição prévia
Seminário on-line promovido pelo Instituto de Estudos Avançados da USP é aberto ao público e não requer inscrição prévia
Agência FAPESP – O Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP) promoverá na segunda-feira (10/07) o seminário on-line “A Afirmação e a Garantia de Direitos a Partir de Experiências nos Territórios”.
O evento discutirá três temas a partir da afirmação de direitos que precisam ser defendidos, promovidos e garantidos em saúde mental. Para cada um dos temas serão convidados um ou mais participantes de experiências práticas e territoriais de construção de percursos de direitos produzidos em redes, serviços e mecanismos de participação social para expor os caminhos que vêm sendo construídos.
Na primeira roda de conversa, o tema será “Direito à Equidade: Experiências de Enfrentamento do Racismo”, em que será apresentada uma experiência territorial desenvolvida em serviços de Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) da Brasilândia, o movimento Kilombrasa com os resultados produzidos em diálogo com esse contexto.
Na segunda, o tema “Direito ao Trabalho Solidário: Experiências de Trabalho e Renda”, contará com a trajetória do Orgânicos no Ponto, empreendimento incubado pelo Ponto Ecosol Butantã, equipamento da RAPS, e a proposta de um programa de Pontinhos Ecosol produzida pela articulação da sociedade civil organizada em interlocução com a universidade.
Na terceira e última, a expectativa é colocar em discussão para reflexões em pesquisas futuras o tema do “Direito à Moradia Digna: Experiências de Habitar a Cidade”, com foco na população com problemas relacionados ao uso de álcool e outras drogas.
O seminário é gratuito e aberto ao público, sem necessidade de inscrição prévia. A transmissão será das 14h às 17h30, pelo site do IEA.
Mais informações: www.iea.usp.br/eventos/afirmacao-garantia-direitos-territorios.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.