Plenárias, mesas-redondas e lançamento de três livros ocorrerão no dia 30 de outubro, em São Carlos (SP), e no dia seguinte, em Campinas (SP)
Plenárias, mesas-redondas e lançamento de três livros ocorrerão no dia 30 de outubro, em São Carlos (SP), e no dia seguinte, em Campinas (SP)
Agência FAPESP – Com plenárias, mesas-redondas e lançamento de três livros, a 9ª Jornada Internacional História das Idéias Lingüísticas será realizada no dia 30 de outubro, em São Carlos (SP), e no dia seguinte, em Campinas (SP).
O evento será promovido pelo Departamento de Lingüística do Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em parceria com a Unidade de Estudos Históricos, Políticos e Sociais da Linguagem, com o Departamento de Letras e com o Programa de Pós-Graduação em Lingüística da Universidade Federal de São Carlos.
A Jornada integra o projeto "O controle político da representação: uma história das idéias", realizado a partir de uma parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Comitê Francês de Avaliação da Cooperação Universitária com o Brasil (Cofecub).
A proposta é apoiar projetos conjuntos de pesquisa entre Instituições de Ensino Superior do Brasil e da França e estimular a formação e o aperfeiçoamento de doutorandos e docentes.
A primeira parte da jornada, realizada em São Carlos, consiste em três plenárias, uma mesa-redonda, uma conferência e o lançamento de livros e revista. A primeira plenária trata do tema "Cultura, linguagem e norma", com Sylvie Archaimbault, da Universidade de Paris 7.
A segunda plenária, coordenada pelo professor José Horta Nunes, da Universidade Estadual Paulista de São José do Rio Preto, aborda o tema "O vocabulário na língua brasílica e o controle da representação". A terceira, com o tema "A posição dos vocábulos nas gramáticas brasileiras do século 19", será coordenada por Luiz Francisco Dias, da Universidade Federal de Minas Gerais.
A mesa-redonda "Três momentos na história dos estudos lingüísticos no Brasil" terá como participantes Leonor Fávero (Universidade de São Paulo), Cláudia Pfeiffer (Unicamp) e Lauro Baldini (Universidade do Vale do Sapucaí). A conferência "Linguagem e humanidade: o arbitrário e a representação" será apresentada por Sylvain Auroux, do Centro Nacional da Pesquisa Científica (CNRS), da França.
Os livros A questão das origens das línguas, de Sylvain Auroux; História e sentido na linguagem, de Eduardo Guimarães, e Ensaio de semântica, de Michel Bréal, serão lançados durante o evento.
A programação da segunda parte da Jornada, que será realizada em Campinas, prevê o seminário ministrado por Sylvie Archaimbault, da Universidade de Paris 7, sobre o tema "Uma tradição lingüística nacional". O debate será conduzido pela professora Cláudia Pfeiffer, da Unicamp.
Mais informações: www.ufscar.br/~uehposol
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.