Evento em Brasília reunirá especialistas e gestores públicos para fortalecer a rede de atenção ao câncer infantojuvenil no Brasil
Evento em Brasília reunirá especialistas e gestores públicos para fortalecer a rede de atenção ao câncer infantojuvenil no Brasil
Agência FAPESP – O Instituto Desiderata promoverá a sétima edição do Fórum de Oncologia Pediátrica nos dias 24 e 25 de setembro, em Brasília.
O evento reunirá gestores públicos, profissionais de saúde, pesquisadores e representantes da sociedade civil para debater soluções e estratégias que garantam equidade no cuidado e no tratamento de crianças e adolescentes com câncer em todo o país.
Com o tema central “Fortalecimento da Rede de Atenção ao Câncer Infantojuvenil nos Estados brasileiros”, o fórum busca impulsionar a construção de uma rede articulada entre Estados e municípios que assegure um cuidado mais ágil, efetivo e humanizado. A proposta é enfrentar as desigualdades sociais, étnico-raciais e regionais que ainda impactam o acesso ao diagnóstico e ao tratamento no Brasil.
No dia 24, o fórum promoverá uma série de mesas de debate, palestras e painéis temáticos, com foco na qualificação da atenção oncológica infantojuvenil. Um dos destaques será a discussão sobre diagnóstico precoce, fundamental para o enfrentamento da doença no país. A programação conta ainda com a participação da Liga Acadêmica de Pediatria da Universidade de Brasília (UnB), que apresentará contribuições acadêmicas para a formação de profissionais da área.
No dia 25, será realizada uma oficina técnica fechada, reunindo especialistas, profissionais da saúde e representantes de secretarias estaduais. O objetivo é alinhar diretrizes e construir propostas concretas para fortalecer a Rede de Atenção à Saúde do Câncer Infantojuvenil nos Estados brasileiros.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site do fórum. A plenária acontecerá na Sede da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), com transmissão ao vivo. O endereço da Opas é Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400, Brasília, Distrito Federal.
Mais informações: https://foprio.org.br/site/.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.