Pesquisadores dos Estados Unidos, Europa e Brasil abordarão temas dos sistemas endócrino, nervoso, cardiorrespiratório e renal em encontro na USP
Pesquisadores dos Estados Unidos, Europa e Brasil abordarão temas dos sistemas endócrino, nervoso, cardiorrespiratório e renal em encontro na USP
Agência FAPESP – O 6º Simpósio Temático "Fronteiras da Fisiologia Aplicada" será realizado no Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da Universidade de São Paulo (USP), de 10 a 12 de dezembro de 2012.
De acordo com os organizadores, o evento tem por objetivo “apresentar recentes evidências de fenômenos que criem novos conceitos e revisem paradigmas da fisiologia”. O programa contempla temas dos sistemas endócrino, nervoso, cardiorrespiratório e renal, bem como a área da biofísica.
“Estrogen receptors and the metabolic network”, com Rodrigo P. Barros, Universidade de Houston, “Melatonin: Protecting the Brain from Age-related Deterioration”, com Russel J. Reiter, Universidade do Texas, e “Brain-mediated controls of energy and glucose homeostasis”, com Roberto Coppari, da Universidade de Genebra, Suíça, serão algumas das paletras de pesquisadores estrangeiros.
Entre os cientistas brasileiros confirmados estão Carmen Cabanelas Pazos de Moura, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que falará sobre “The complexity of the energetic balance control: role of the bombesin-like peptides”, Fernando Cendes, da Universidade Estadual de Campinas, que abordará o tema “Recovery from brain damage: how plastic is the CNS?”, e José Eduardo Krieger, da Faculdade de Medicina da USP, com a palestra “Terapia celular para reparação cardíaca pós-isquêmica: proteção tecidual e substituição de cardioiócitos”.
A organização do simpósio é do Departamento de Fisiologia e Biofísica do ICB. As inscrições são gratuitas e será fornecido certificado.
O evento ocorrerá no Anfiteatro Rosa do ICB, Av. Prof. Lineu Prestes nº 1730, Cidade Universitária.
Mais informações: www.fisio.icb.usp.br/eventos/simposios/6simptema
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.