Aulas serão on-line em português e espanhol e têm inscrições abertas até sexta-feira. Tema central da atual edição será mecânica quântica
Aulas serão on-line em português e espanhol e têm inscrições abertas até sexta-feira. Tema central da atual edição será mecânica quântica
Agência FAPESP – O Instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental (ICTP-SAIFR) realizará, de 20 a 24 de janeiro de 2025, a quinta edição de seu curso de verão para professores do ensino médio, em formato virtual.
A atual edição terá como tema central mecânica quântica, em celebração ao Ano Internacional da Ciência e Tecnologia Quântica.
Usando o material pedagógico desenvolvido pelo Instituto Perimeter de Física Teórica, do Canadá, traduzido e adaptado pelo ICTP-SAIFR, o curso mostrará aos professores formas simples e didáticas de apresentar esses conteúdos para a sala de aula.
As atividades serão oferecidas em duas turmas: em português (das 18 às 20 horas) ou espanhol (das 14 às 16 horas). Também serão realizadas aulas com pesquisadores da área: os físicos Marcelo Terra Cunha, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), para a turma em português, e Eduardo Fradkin, da Universidade de Illinois, dos Estados Unidos, para a turma em espanhol.
Em cada dia do curso, será realizada uma aula on-line por meio da plataforma Zoom. Os participantes com 75% de frequência receberão certificado de participação. Os professores selecionados para o curso serão comunicados até a terceira semana de janeiro.
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas até sexta-feira (10/01) por formulário disponível no site de Outreach do ICTP-SAIFR.
O ICTP-SAIFR é um centro de pesquisas que recebe apoio da FAPESP e tem sede no Instituto de Física Teórica da Universidade Estadual Paulista (IFT-Unesp).
Mais informações: https://outreach.ictp-saifr.org/cursoveraoprofessores/ ou pelo e-mail ensinomedio@ictp-saifr.org.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.