4º Workshop Nanoaeroespacial
25 de novembro de 2009

Sérgio Mascarenhas (USP), Oswaldo Luis Alves (Unicamp) e Elson Longo (Unesp) serão alguns dos palestrantes no encontro que ocorrerá no Parque Tecnológico de São José dos Campos

4º Workshop Nanoaeroespacial

Sérgio Mascarenhas (USP), Oswaldo Luis Alves (Unicamp) e Elson Longo (Unesp) serão alguns dos palestrantes no encontro que ocorrerá no Parque Tecnológico de São José dos Campos

25 de novembro de 2009

 

Agência FAPESP – O Parque Tecnológico de São José dos Campos sediará, nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, o 4º Workshop Nanoaeroespacial. O objetivo do evento é debater a aplicação da nanotecnologia em ambientes extremos e seus impactos para o futuro do país.

Estarão representados os segmentos industriais aeroespacial, de defesa e energia além de outros ramos afins. Entre os temas que serão abordados, estão “armazenamento de energia”, “células a combustível”, “materiais nanoestruturados”, “superfícies micro e nanoestruturadas” e “nanoeletrônica”.

Sérgio Mascarenhas, coordenador do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo em São Carlos, fará a palestra inaugural “Desafios da ciência, tecnologia e inovação para o século 21”.

“Nanotecnologias: resultados e desafios” será o tema apresentado por Oswaldo Luis Alves, professor do Instituto de Química da Universidade de Campinas e coordenador científico do Laboratório de Química do Estado Sólido.

Elson Longo, professor do Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista e coordenador do Centro Multidisciplinar para o Desenvolvimento de Materiais Cerâmicos (CMDMC) – um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) da FAPESP –, falará sobre “Fotoluminescência em materiais meso e nanoestruturados”.

“Simulador solar de baixo custo para testes de células solares” será o tema abordado por Célio Costa Vaz, diretor da Orbital Engenharia, e por Nelson Veissid, pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

Mais informações: www.usp.br ou (12) 3876-7780.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.