Palestrante será Maria Inês Zanoli Sato, gerente do Departamento de Análises Ambientais da Cetesb
Palestrante será Maria Inês Zanoli Sato, gerente do Departamento de Análises Ambientais da Cetesb
Agência FAPESP – O 4º Seminário Anual do Projeto Temático “Avanços na Detecção, Remoção e Inativação de Cistos de Giardia spp. e Oocistos de Cryptosporidium spp. em Amostras Ambientais” será realizado nos dias 1º e 2 de dezembro de 2016, na Escola de Engenharia de São Carlos da USP.
No evento serão divulgados e discutidos resultados obtidos no âmbito do Projeto Temático coordenado pela professora Regina Maura Bueno Franco, do Instituto de Biologia da Unicamp, e financiado pela FAPESP
“Os relatos de transmissão de doenças de veiculação hídrica, relacionados ao abastecimento de água para consumo humano, inclusive em países desenvolvidos, têm sido registrados, com especial atenção à detecção e ao controle dos protozoários Cryptosporidium spp. e Giardia spp. A principal fonte de contaminação dos recursos hídricos por esses patógenos é o descarte de esgoto doméstico (tratado ou não) nos corpos de água que comumente são utilizados como mananciais”, dizem os organizadores.
A palestrante convidada será Maria Inês Zanoli Sato, gerente do Departamento de Análises Ambientais da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e professora convidada de cursos de especialização e pós-graduação. Zanoli Sato é especialista em microbiologia, parasitologia e mutagênese ambiental e controle de qualidade analítica laboratorial.
O seminário é gratuito e dirigido ao público geral e a profissionais da área, incluindo engenheiros, biólogos, químicos, técnicos e estudantes vinculados à avaliação de parasitos em amostras ambientais. As vagas são limitadas.
Inscrições e mais informações: pri-rs@hotmail.com e lysaboga@sc.usp.br.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.