4º Colóquio Internacional Artífices da Correspondência
04 de novembro de 2016

Evento na USP reunirá pesquisadores do Brasil e da França para debater questões envolvidas na edição de correspondências

4º Colóquio Internacional Artífices da Correspondência

Evento na USP reunirá pesquisadores do Brasil e da França para debater questões envolvidas na edição de correspondências

04 de novembro de 2016

 

Agência FAPESP – O 4º Colóquio Internacional Artífices da Correspondência será realizado nos dias 8 e 9 de novembro de 2016 no Instituto de Estudos Avançados da USP.

Com o tema “Procedimentos Teóricos, Metodológicos e Críticos na Edição de Cartas”, o evento reunirá pesquisadores do Brasil e da França para debater questões envolvidas na edição de correspondências.

Segundo o Instituto de Estudos Brasileiros (IEB), que organiza o evento, os participantes do colóquio pretendem “difundir percepções técnico-científicas atualizadas, sinalizando as potencialidades e vicissitudes do trabalho interpretativo, bem como aspectos interculturais presentes nas trocas epistolares”.

O colóquio divulgará importantes acervos de cartas e edições em preparo pelos pesquisadores ligados ao Convênio USP/Cofecub (2012-2016), que congrega o IEB-USP e o Centre de Recherches sur les Pays Lusophones, da Universidade Sorbonne Nouvelle – Paris 3.

No evento serão lançadas as seguintes obras: Escritas epistolares (Geneviève Haroche-Bouzinac; tradução de Brigitte Hervot e Sandra Ferreira; Edusp), O gênero epistolar ou o pensamento nômade (Brigitte Diaz, tradução de Ligia Fonseca Ferreira; Edusp) e Muito d’alma: cartas de Paulo Barreto (João do Rio) a João de Barros: 1909-1921 (orgs. Claudia Poncioni e Virgínia Camilotti; Garamond/Academia Brasileira de Letras).

O colóquio ocorrerá na Sala de Eventos do IEA-USP, rua da Praça do Relógio, 109, bloco K, 5º andar, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: www.ieb.usp.br/evento/4-coloquio-internacional-artifices-da-correspondencia
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.