4ª Semana da Consciência Negra da FDRP-USP
17 de novembro de 2025

Evento na USP de Ribeirão Preto terá como tema central “‘Ainda Não é Uhuru!’ Negritude, liberdade e ingovernabilidade”

4ª Semana da Consciência Negra da FDRP-USP

Evento na USP de Ribeirão Preto terá como tema central “‘Ainda Não é Uhuru!’ Negritude, liberdade e ingovernabilidade”

17 de novembro de 2025

 

Agência FAPESP – A Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FDRP-USP) receberá, entre hoje (17/11) e quarta-feira (19/11), em Ribeirão Preto, a quarta edição da Semana da Consciência Negra, com o tema “‘Ainda Não é Uhuru!’ Negritude, liberdade e ingovernabilidade”.

O objetivo da semana é reafirmar o compromisso da faculdade contra as estruturas racistas e questionar a produção e reprodução das desigualdades raciais no Brasil.

Por meio de mesas-redondas, oficinas e intervenções artísticas, a iniciativa busca dar continuidade aos caminhos abertos por outras pessoas e promover debates que contribuam para repensar as estruturas que organizam a sociedade brasileira, o papel do Estado, das instituições jurídicas e sistemas de justiça, além da valorização das epistemologias negras a partir da superação das formas históricas de subalternização.

As atividades são abertas para a comunidade interna e externa da faculdade, sem a necessidade de inscrição prévia, e contarão com a participação de pesquisadores e ativistas do Brasil, dos Estados Unidos, da Colômbia e da África do Sul.

A Semana da Consciência Negra acontecerá no anfiteatro da FDRP, que fica na av. Bandeirantes, 3.900, Vila Monte Alegre, Ribeirão Preto, SP.

Mais informações: https://tinyurl.com/54c7m97z.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.